ongrace.com

> Mensagem de Hoje

09/09/2016 - O QUE DIZER DA ATITUDE DE REBECA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, falou Rebeca a Jacó, seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú, teu irmão, dizendo.   Gênesis 27.6


Ao procurar o Senhor para saber por que havia lutas em seu ventre, Rebeca ouviu de Deus que ela gerava gêmeos e deles sairiam duas nações. Ela soube ainda que o maior serviria ao menor. Isso deve ter causado uma verdadeira avalanche de emoções nela. Mas por que o Senhor não impediu essa gestação dupla, visto que, aos olhos do homem, bastaria ser gerado aquele de cuja linhagem descenderia o Salvador? Um dia, saberemos de tudo!

Quando algo nos impacienta, devemos buscar direção divina. Como o Senhor sabe de tudo e é verdadeiro, Ele é o Único capaz de nos mostrar o que está por trás de qualquer situação. Não há nada melhor do que ouvir dEle a explicação dos porquês de nossos problemas. Com essas respostas, saberemos como nos portar diante das circunstâncias. Quando temos luz, podemos caminhar sem tropeçar nos obstáculos, mas, se andarmos nas trevas, não conseguimos fazer a vontade do Pai.

Rebeca entendia aquela revelação como um decreto do Onipotente: o maior serviria ao menor. Por isso, tinha de ficar atenta ao que sucederia; assim, a Palavra de Deus não falharia, e a humanidade seria redimida. Nem imaginamos o quanto erra quem descumpre um mandamento ou não dá atenção à direção do Altíssimo. Se eu tivesse recusado a minha chamada e ido para Moscou estudar Medicina, quantos milhões de pessoas teriam se perdido? Isso é coisa séria!

O plano do Altíssimo teria de ser confirmado; de outro modo, como as pessoas confiariam nEle? Caso falhasse, aquela palavra não seria digna de toda aceitação. Rebeca colocou o amor de Deus acima de tudo e, ainda que a tenham condenado, não se importou com isso. Como afirmou Pedro aos líderes judaicos, mais importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). Escolha amar o Senhor, e você será amado pelo Pai e pelo Filho. A recompensa será grande! Amém?

Isaque estava com idade avançada e tinha de passar a bênção ao sucessor; porém, se havia briga no ventre de Rebeca, e Esaú venceu Jacó e nasceu primeiro, seria o mais velho o abençoado? Aos olhos humanos, a bênção seria dele, mas Jacó, o vencido nas entranhas da mãe, soube conduzir as coisas e comprou o direito da primogenitura do irmão profano. O pai se inclinava para Esaú, principalmente pelo fato de o rapaz ser caçador e sempre lhe presentear com uma caça. Jacó teve de usar de sutileza para prevalecer.

Rebeca sentiu que aquele era o momento para a verdade ser confirmada. Então, chamou Jacó para fazerem algo antes que o carnal Esaú ficasse com a bênção. Não nos cabe julgar se foi certa ou não a trama engendrada por ela, mas os acontecimentos subsequentes comprovaram ser Jacó o eleito do Senhor. Se você sabe a vontade de Deus e nada faz para ela prevalecer, pode ser responsabilizado eternamente pelo prejuízo de alguém.

Esaú deveria ter reconhecido que vendeu seu direito a Jacó. Ao dar sua palavra, não deveria negá-la, ainda que com dano próprio. De certa forma, a redenção da humanidade esteve por um fio. No entanto, com a decisão de Rebeca, o Senhor cumpriu Sua promessa. 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus de justiça! Quantas vezes passamos por momentos difíceis, nos quais alguém deseja tomar o nosso lugar em Cristo! Não importa quem nos tente impedir de realizar o Teu querer; se orarmos e seguirmos a Tua direção, Tu nos ensinarás a agir!

Não escolhemos ser Teus servos nem inventamos a missão dada a nós, mas Tu o fizeste. É possível que tenhamos errado ou deixado de obedecer às Tuas ordenanças, mas, sendo Tu o Autor da salvação, nada nem ninguém podem nos impedir de cumprirmos o nosso chamado.

Que saibamos agir como Rebeca, conferindo tudo no coração e estando prontos a fazer o que nos dirigires. Certamente, a Tua obra tem de ser realizada com amor e não com títulos. O título de Esaú não servia mais para ele, pois o vendera. Obrigado por Rebeca saber ouvir e agir. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Olá Missionário!!!!! Estou com uma pequena dúvida , gosto muito de uma menina , mas so que ela namora!!Será que eu posso continuar gostando dela, ou isso é "cobiçar a...

Se vc não der asas a seu sentimento e ele for puro, não vejo como cobiça. Mas é preciso vigiar muito, pois a tendência da carne é sempre para o mal e o coração é...

»VEJA MAIS