Deus planejou colocar sobre Seu Filho as transgressões da humanidade, e Ele as sofreu (Is 53.4-6). Depois, antes de voltar ao lugar de onde havia saído, Cristo ordenou que fôssemos pelo mundo e pregássemos a Boa Notícia às pessoas (Mc 16.15). Ao ouvirem sobre o Seu sacrifício em favor do homem, elas terão os olhos da fé abertos e se voltarão para Deus. Tal obra foi para salvá-las da condenação eterna (1 Ts 1.10). O Senhor é fiel e justo!
Algumas pessoas consideradas filhas de Deus costumam deixar o bom caminho e seguir a trilha da iniquidade. Devido à maneira equivocada de servirem ao Altíssimo, elas se deixam levar oportunidade de pecar e, assim, escandalizam quem nelas confiava. Nada é mais triste do que um cristão se insinuar para uma pessoa, sugerindo-lhe coisas erradas. A decepção produzida por tal proposta fará com que ela fique chocada.
Em muitos casos, essas crianças na fé em Cristo não suportaram a vergonha que veio de quem jamais deveria escandalizá-las. Ora, os autores dessas atitudes impróprias haverão de provar o rigor do Julgamento, e o resultado será o pior possível para quem se entregou ao erro e fez o novo convertido se desviar ou esfriar na fé. Deus nos confia os pequenos para serem apascentados e não confundidos, mas por que muitos fazem isso?
Jesus demonstrou muito carinho em relação àqueles que criam nEle, dizendo que seria preferível que o autor de um escândalo fosse atirado na profundeza do mar com uma pedra de moinho pendurado no seu pescoço. Seria melhor perder a vida aqui, mas conseguir se livrar das tentações que o destruiriam para sempre. Quem é fiel a Deus anda por todos os lados fazendo discípulos, os quais se tornarão bons exemplos também (2 Tm 2.2)!
Ao servir ao Senhor conforme as Escrituras ordenam, você jamais será confundido. Porém, se deixar o bom caminho, a volta não é impossível, mas terá de fazer um grande esforço para se livrar das cadeias da morte capazes de prendê-lo no pecado. Por que alguém que encontrou a luz se voltaria para o diabo a fim de ser enganado? Cuide-se para não cair! Mostre a todos o bom testemunho de que Jesus é o Libertador dos oprimidos. Liberte-se já!
No caso de Esaú, o seu arrependimento não foi aceito, porque, em seu coração, ele havia desprezado o estatuto da primogenitura: E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura (Hb 12.16). Para a transgressão praticada de modo consciente pode não haver perdão, principalmente se a pessoa foi assistida pelo Santo Espírito e nem se importou com o que fazia ou dizia (Hb 10.26-31).
Cuidado com as suas atitudes, pois você pode estar desprezando a Palavra de Deus. A maldade do coração nunca deveria ser aceita. No caso de Esaú, foi-lhe dada a advertência de que o seu ato seria sem arrependimento, mas ele, deliberadamente, continuou pecando!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, que tudo julgará! Estar diante de Ti em pecado não será boa coisa. Certamente, o Teu Espírito convenceu o indivíduo da sua iniquidade, mas ele não se emendou e fez o que havia determinado. Pai, assiste essa pessoa para que seja salva!
Aqueles que estão sendo conduzidos agora à Tua casa são os pequeninos mencionados por Jesus. Eles não podem se escandalizar com nada. Caso isso aconteça, os causadores desses empecilhos serão responsáveis pelo desvio deles. Não queremos estar em falta Contigo! Perdoa-nos e livra-nos do mal!
Invocamos o Teu Nome em favor de quem se indignou com as ações de algum filho Teu! Que ele seja consolado por Ti! Quem foi pedra de tropeço precisa perceber o que fez e buscar o Teu perdão. Oramos para que ninguém seja réu do Juízo eterno. Ajuda-nos!