Terminamos nesta lição uma série de dez mensagens sobre João Batista, enviado como precursor do Salvador. Mais à frente, quando sentirmos de Deus, voltaremos a aprender mais com esse homem, que disse: É necessário que ele cresça e que eu diminua (Jo 3.30). A luz do Senhor nele o capacitava a atrair multidões ao deserto. Depois, levava aqueles que cressem ao rio Jordão para batizá-los.
Dos nascidos de mulher João foi o mais importante; no entanto, não temos de louvá-lo. Como servo de Deus, ele fez exatamente o que deveria, e do mesmo modo devemos proceder. Este é o tempo de cumprir o plano do Altíssimo. Quem for rebelde descobrirá um dia que tomou a estrada errada. Que isso ocorra antes de partir para a eternidade, porque o arrependimento só existe aqui e antes da volta de Jesus. Vigie e ore! Assim, não entrará em tentação. Você faz parte do propósito do Senhor.
O mais poderoso do que João veio e nos ensinou a obedecer a Deus. Quem for sábio deve examinar as Escrituras. Sem dúvida, elas falam a nosso respeito. Jamais deixe de atender às orientações do Pai celestial. Sendo onisciente, o que Ele nos orienta é a Verdade. O Senhor não Se furtará em nos dar os bons e necessários conselhos.
O batismo nas águas faz parte do processo de salvação, sendo um ato após nos arrependermos das nossas transgressões. Nele, sepultamos o velho homem e somos despidos do corpo da carne e do pecado, e conseguimos a remissão dos pecados. Além disso, o nosso coração é circuncidado, e saímos das águas para andar em novidade de vida. Aquele que não tiver essa experiência perderá muitas bênçãos e não poderá evitar as operações do reino do mal.
Já o batismo no Espírito Santo é o coroamento da salvação, quando somos ungidos com o Espírito e poder, capacitando-nos a fazer as mesmas obras de Jesus. Sem essa virtude, não usufruiremos o que nos foi dado gratuitamente, e o diabo lutará para nos tirar do caminho do Senhor. Quem aceitou Cristo como Salvador deve procurar esse revestimento.
Com esse batismo, o salvo entra em uma atmosfera de capacidade que jamais pensou ser possível habitar nele. Ao falar na língua dos anjos, ele edifica a si mesmo e intercede pelas pessoas conhecidas e por quem nunca daria ouvidos a Deus, caso ele não tivesse sido usado para quebrar as correntes que as oprimem. Sendo firme e cheio do Espírito, você verá que a autoridade de Jesus estará em seu ser também.
Somos orientados a ser imitadores de Cristo como filhos amados. Por isso, devemos buscar e receber o batismo no Santo Espírito, prometido e concedido a todos aqueles que aceitaram o Filho de Deus como Salvador. Ao eterno Deus seja toda a glória! Qual será a sua atitude?
R. R. Soares
Senhor dos dois batismos! Obrigado pelo dom do arrependimento, o qual nos tira do erro e nos leva aos Teus braços, onde poderemos viver seguros ao Teu lado. Queremos estar sempre Contigo e viver em paz e segurança.
No batismo nas águas, sepultamos o velho homem e somos libertos do corpo do pecado e da carne. Teu é o direito de fazer de nós o que desejas – segundo o Teu coração. A circuncisão do coração nos marca como Teus.
Saímos das águas para viver em novidade de vida. Com o batismo no Espírito Santo, as fases da salvação se completam e, então, podemos Te honrar. Pai, batiza com o Teu Espírito e com fogo os novos convertidos. Amém!