A indiferença de alguns os levará a provar o rigor do Altíssimo pela eternidade. A Palavra nos adverte acerca desse pecado mesquinho e diabólico: Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá (Lc 12.48). Não considere seu aquilo que vem à sua mão, mas, como mordomo fiel, dê a Deus o louvor!
Gileade, filho de Maquir e trineto de Jacó, iniciou a família dos gileaditas, e seu nome também se refere a um território. Na batalha para acabar com os 20 anos de sofrimento de Israel, ele ficou a leste do rio Jordão e não foi em socorro da nação oprimida por Jabim, rei de Canaã. Quantos filhos de Deus também agem dessa maneira, sem sequer fazer uma oração em prol da missão da Igreja pelo mundo!
Dã era uma tribo dedicada ao comércio, que negociava a exportação de produtos para diversos países e importava também. Jesus nos advertiu sobre o espírito de negócios que toma o coração de muitos: Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam (Lc 17.28). Para os danitas, a prioridade era obter lucros, e essa atitude foi muito ruim!
Jacó falou de Dã, seu filho com Bila, a serva de Raquel: Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás (Gn 49.16,17). Alguns estudiosos afirmam que da tribo de Dã sairá o anticristo. Jeroboão, o rei fundador do reino do Norte, colocou um dos bezerros feitos em Dã como demonstração da sua maldade (1 Rs 12.26-29).
Para os danitas, as ordenanças de Deus nada valiam. Logo que assumiram o seu lugar dado por Josué, eles se armaram, foram para o norte e subjugaram Laís, fazendo do jeito que lhes agradava. Essa parte não lhes fora dada, mas instalaram-se por lá, e isso ficou conhecido com o provérbio que diz: de Dã a Berseba – do norte ao sul. Com a derrota do reino do Norte pela Assíria, não se sabe para onde foram os habitantes desse lugar.
Aser deve ter se assentado nos portos do mar como fiscal de impostos que deveriam cobrir as taxas de comercialização de mercadorias. Essa tribo também não teve a iniciativa de ajudar contra Jabim; assim, perdeu a recompensa que lhe seria dada. Os filhos de Deus devem se preocupar em fazer a vontade divina, a qual é sempre justa e boa. O mundo precisa ouvir a mensagem de salvação, a fim de evitar a perdição eterna!
Os lucros adquiridos por alguém são infinitamente inferiores à retribuição dos fiéis que se agradam em cumprir os mandamentos do Altíssimo. Por que, então, desobedecer às Suas ordenanças? Aquela batalha era decisiva para Israel, porém alguns tinham em mente outros propósitos. Infelizmente, isso também acontece com a maioria do salvos de hoje.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado e misericordioso! Quem lê a Bíblia aprende como agir em todas as situações, mas alguns preferem não dar importância às Tuas missões a serem realizadas pelo mundo!
Gileade não honrou o seu patriarca, José do Egito, deixando de dar a Ti o devido lugar. A tribo de Dã se preocupava com o lucro do seu comércio, sendo indiferente ao Teu pedido, ó Todo-Poderoso, para se juntar aos demais na guerra contra Canaã!
Aser estava mais interessado em prosperar nas cobranças feitas nos portos do mar do que em buscar a Tua recompensa, mas, depois, viu que a consequência de seus atos não tardou a chegar: ele ficou na ruína da sua maldade. Por que alguns de Jacó não se dobraram ante a Tua autoridade? Ajuda-nos, Pai, em nossa caminhada!