Desde cedo, José demonstrava que seria profeta, pois, naqueles dias, Deus falava, por meio de sonhos e visões, com quem tinha o chamado para esse ministério. Isso acontecia com o filho de Jacó e Raquel, a sua amada. Por causa dessa dádiva de Deus, era de se esperar que os membros da família de José não dessem a devida atenção a ele: a inveja é algo comum em todos os seres humanos; portanto, o servo do Altíssimo não pode deixar esse sentimento maligno tomá-lo.
Quem nasce no Reino de Deus deve se tornar discípulo do Mestre, o qual dará a ele a capacidade de ouvi-Lo e ser bem-sucedido em sua missão. Aos cristãos, eu digo: creia e pregue o mesmo Evangelho anunciado por Jesus, na unção do Santo Espírito, com sinais, prodígios e maravilhas (Mt 24.14). Quem não atender ao mandamento divino terá problemas no tribunal do Senhor (2 Co 5.10).
O Onipotente estava preparando José para uma obra expressiva. Você já sentiu a chamada de Deus para algum ministério? Se não sentiu, saiba que Ele quer usá-lo de maneira sobrenatural, mesmo que você não tenha cargo algum de liderança no Corpo de Cristo. A convocação para ir e falar de Cristo aos seus amigos, parentes e às demais pessoas tem de ser feita com prudência. Assim, o Senhor irá usá-lo de um modo especial (2 Tm 2.24-26). Seja forte!
Procure compreender aquilo que lê na Bíblia, a fim de ser usado para ajudar muitas pessoas com o mesmo conhecimento proporcionado a você (2 Co 1.2,4). Os salvos são o sal da terra (Mt 5.13), mas, se eles se tornarem insossos, como o mundo será salgado? Quem serve ao Senhor precisa se conscientizar disto: pesam sobre os nossos ombros as obrigações registradas na Palavra. Por elas seremos julgados. Qual será a sua atitude?
Não importa a opinião dos outros a seu respeito. O principal é não se envolver com coisas erradas; do resto o Senhor cuidará com certeza. Agora, se deixou o mal entrar em sua vida, confesse tal deslize (1 Jo 1.9). Ao agir com sabedoria, você se livrará da condenação no Dia do Juízo, e, então, Deus o guardará das adversidades. Seja firme na fé e não a renuncie. A fé é o talento confiado a você para ser negociado até que Cristo volte (Lc 19.13ss)!
A saga de José foi uma das piores pelas quais um cristão pode passar, mas, com fé e determinação, é possível conhecer os planos de Deus para você. Ninguém roubará o que é seu, basta vigiar e exercer o seu direito em Cristo (Ap 3.11). Somos chamados para ter as bênçãos conquistadas por Jesus, por isso jamais se deixe levar pelas mentiras de Satanás, o qual, a todo custo, tenta corrompê-lo. Seja inabalável (1 Co 15.58), porque isso agrada ao Pai!
O que Deus o fizer entender só não se realizará caso você ceda ao diabo. Do mesmo modo que o Senhor tem usado outras pessoas, também irá usá-lo. Então, seja perseverante na sua missão, sabendo que o Todo-Poderoso lhe dará os recursos necessários para cumpri-la. Bendito é quem obedece a Ele!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado! Queremos conhecer o Teu plano para nós, para Te glorificarmos a cada dia. Ao fazermos algo conforme a Tua revelação, fechamos a porta para o maligno, para que jamais entre onde Tu estás agindo!
Feliz foi José ao resistir às tentações e livrar o Egito da fome. Esse Teu servo teve a Ti como Guarda e Protetor, por isso nunca será esquecido. José foi grande diante de Ti, amado por Ti e ricamente abençoado. Ele Te obedeceu!
Que a nosso respeito também seja dito que cumprimos as Tuas ordens com alegria e boa disposição, sem murmurar ou distorcer a Verdade. Sê com os fracos que querem se mostrar fortes, mas têm o coração imperfeito e cheio de vícios! O Teu poder há de ajudá-los!