O Todo-Poderoso faz uma apresentação tripla de Si. Primeiro, revela-Se como o Senhor reinando absoluto sobre tudo e todos. Em seguida, declara-Se o Redentor de Israel, título merecidíssimo pelos Seus feitos em favor dos filhos de Jacó. Por fim, nomeia-Se o Santo desse povo. Além disso, Ele veio de uma linhagem santa para providenciar a redenção da humanidade.
A alma desprezada se refere ao homem após o pecado de Adão no Éden. O Salvador veio sem aparência nem formosura, comparado à raiz de uma terra seca. A Bíblia revela que quem O olhasse não veria nada agradável. Ele era desprezado e homem de dores, de quem as pessoas escondiam o rosto. Esse é o retrato de Cristo, que morreu em nosso favor e nos libertou do império das trevas. Apesar da descrição, Este é o nosso lindo e vitorioso Salvador!
As nações detestaram o povo de Israel, mas Deus o amou. Os israelitas simbolizavam quem somos diante do Senhor. Após dois mil anos, o mundo nos abomina por sermos propriedade particular do Criador (1 Pe 2.9). Grande é o ódio contra nós e o Ungido do Senhor. Devido a isso, os dominadores procuram destruir a obra divina, bem como os que seguem o plano celestial. Logo, não somos bem aceitos pelo mundo.
Os salvos são abomináveis aos olhos das nações, porque, por serem iluminados pelas Escrituras, causam repulsa nos que gostam da porta larga e do caminho espaçoso. Se não falássemos nada a eles, seríamos aceitos como um grupo tolo, mas, como falamos a Verdade, a qual fere a consciência de quem está errado, somos alvos de um ódio mortal. No entanto, o amor vence o ódio.
A palavra de incentivo é dada ao servo dos que dominam. Ainda que se sintam as piores pessoas, tais dominadores verão como o filho de Deus é abençoado, porque ele tem o Espírito Santo no coração. Quando esses ímpios se converterem, reconhecerão que o servo do Senhor travou uma luta mortal em favor deles. Apesar de todo o ódio que sentem, terá valido a pena batalhar por eles. Somos injuriados, mas confortados pelo Altíssimo, que nunca nos desampara.
O Cristo ressurreto será visto em Sua fulgurante glória, ao vir buscar Sua amada Igreja e levá-la aos Céus de glória. Os reis se levantarão tarde demais; afinal, eles se deram a dominar, matar e torturar os nossos irmãos. Muitos têm se convertido, porém outros estão amarrados ao diabo, prestes a marchar com ele rumo ao lago de fogo eterno.
Os príncipes se inclinarão diante da Igreja e verão o quanto o Senhor a ama. O reconhecimento será total, por causa do amor do Senhor, que é fiel. Fomos escolhidos pelo Santo de Israel!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Ó Pai! Que lindas palavras disseste sobre nós e Teus servos do passado. Agora, estás fazendo dos dois povos um só. O destino deles, quando aceitarem Teu Filho, mudará, assim como o nosso.
Tu és o nosso Redentor, o nosso Santo. Não somos a alma desprezada, mas a amada e glorificado por Ti. A Tua glória nos deu santidade, poder e amor. Somos Teus filhos amados e esperamos a volta do nosso Salvador para nos levar ao Teu Reino.
Que festa linda será quando entrarmos nos Céus de luz! Nunca mais veremos o mal, nem lembrança dele teremos. Veremos reis e príncipes inclinados diante de Ti. Nós Te amaremos para sempre!