ongrace.com

> Mensagem de Hoje

06/05/2022 - PALAVRAS VAZIAS

  • Envie por Email
  • Imprimir
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso. Rute 1.2

Ouça a mensagem

Na sua revolta contra Deus, que certamente a perdoou, Noemi viu que o Senhor vê mais do que o homem, por isso não leva em conta as palavras proferidas quando se enfrenta alguma crise. Ele conhece nossa estrutura, mas, por nos amar, chega a nos chamar para realizar a Sua obra, sabendo que poderemos titubear (Sl 103.14). Porém, temos de nos preparar para os dias maus, para que, quando chegarem, sejamos fiéis testemunhas do Altíssimo (Ap 2.13).

A família de Noemi se aventurou em uma nação estrangeira, com leis, deuses e hábitos diferentes. As pessoas convertidas que resolvem ir aos países não cristãos passam a seguir outras leis e, sem querer, a também servir a outros deuses. Tais costumes do mundo logo as farão súditas do reino do mal. Não é bom se associar com quem não é do Reino de Deus, fazendo dele sócio ou cônjuge (2 Co 6.14-18).

Ao ser chamada pelo nome, Noemi (que, na língua hebraica, quer dizer Aprazível) mostrou o trauma que trazia dentro de si. Por isso, ela pediu que fosse chamada de Mara, um curto nome para amargo. O erro dela foi dizer que o Todo-Poderoso causou-lhe grande amargura. Ora, Deus não ordena a ninguém que vá a um lugar ou ao outro, nem se case com tal pessoa. No entanto, se orarmos, Ele orienta!

Até aquele dia, pouco se conhecia do caráter de Deus, comparado com o que conhecemos hoje. Na lei da liberdade – o Evangelho –, as coisas são diferentes. Ora, se tivessem pedido orientação ao Senhor, Ele os teria orientado da melhor maneira para vencerem a seca que assolava as terras de Israel. Em todo lugar, sempre há problemas com clima, violência e o povo que não serve ao Senhor de modo correto. Devemos buscar o socorro divino.

A pessoa que sai pelo mundo sem preparo pode encontrar dificuldades que nem suspeita. No Brasil, conhecemos as leis, mas, nas outras nações, podem surgir algum preconceito. A língua será um desafio possível de vencer; basta estudar para dominá-la bem; caso contrário, você pode ser enganado por indivíduos mal-intencionados. No caso que estudamos, o marido e os filhos de Noemi morreram devido a doenças (Rt 1.1-5).

Foi o amor divino que fez Noemi ouvir que Deus visitara Israel, e agora havia chuvas e, por isso, colheitas. Onde o tempo corre bem, quando vêm as colheitas, todos têm o que gastar e com o que se beneficiar. Quem guarda os estatutos se torna sábio, com entendimento (Dt 4. 5,6). Nada melhor do que servir ao Senhor e andar na Sua santa presença. Cumpra a vontade divina para ser bem-sucedido! Isso é o que resolve!

Os dias seguintes seriam preciosos. A colheita estava chegando, e a lei vigente em Israel garantia a subsistência dos pobres (Lv 19.9,10; Dt 24.19-21). Como Noemi chegou com a nora praticamente sem nada, elas podiam esperar que o Senhor as ajudaria no que deveriam fazer. Não adianta ficar imaginando coisas, e sim seguir as orientações das Sagradas Escrituras.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor misericordioso e compassivo! Quão triste e calamitosa era a condição de Noemi e Rute! Mas elas fizeram um pacto de que o Deus de Israel seria o Deus delas e, por isso, sairiam daquela situação em breve. A Tua lei lhes previa um bom futuro!

Então, as portas se abririam! Ao meditar no que Tu estabeleceste na Tua lei, a sorte delas melhoraria. Afinal, Tu Te preocupas com os Teus servos. Sem dúvida, a Tua presciência incluiu aquelas duas mulheres. Bastaria crer!

O que seria de Noemi no país de Moabe? Como ela sobreviveria, se lá não havia a Tua lei que lhes dariam consolo e abriria os olhos de ambas? Tu és sábio e preparaste todas as coisas para ocorrerem no templo certo. Olha para quem Te procura e confia em Ti!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Porque a figueira secou, pois Jesus falou para ela não dar mais fruto, e não para ela secar, ela não poderia não dar mais fruto e continuar...

A figueira só tem uma finalidade: produzir figos. Quando ela se carrega de frutos, produz também folhas, para protegê-los. Foi por isso que o Senhor Jesus foi procurar...

»VEJA MAIS