Deus falou por intermédio de Ezequiel, mencionando Zadoque, que era sacerdote nos dias do rei Davi. Ele foi fiel a Salomão; afinal, Davi afirmara que o Altíssimo havia escolhido esse seu filho para ser seu sucessor. Abiatar era sacerdote e conselheiro de Davi, mas ficou com Adonias, outro filho do rei. Zadoque foi o primeiro sacerdote do templo construído e inaugurado por Salomão, e seus descendentes foram leais à casa de Davi.
Zadoque e seus descendentes foram mencionados pelo caráter que tinham ao darem a segurança necessária ao rei em exercício. Perde muito quem se move de acordo com algum “vento” estranho. Ora, os sacerdotes são de Deus e trabalham para Ele, e não voltados a causas fora da Palavra ou outros assuntos irrelevantes. Um dia, daremos conta da nossa missão, por isso estejamos prontos para rechaçar qualquer maldade de alguns em relação à obra.
Os descendentes de Zadoque guardaram a ordenança do Senhor, e isso será contado sempre. Afinal, o bem que fizeram são atos de justiça para com a obra do Senhor. Eles se contentaram em dar o testemunho de que eram servos e, por isso, não tinham o direito de escolher a quem servir. O Reino de Deus orienta seus membros a agirem dessa forma, para não existir confusão na casa do Senhor (1 Co 14.33). Bom seria que os salvos jamais entrassem em qualquer conluio.
O que o diabo mais quer é desviar as pessoas de servir ao Senhor, levando-as a fazer coisas que ninguém deveria sequer cogitar, quanto mais praticar. Os filhos de Deus precisam se manter íntegros para ter comunhão plena com Ele. O homem é um ser de três partes – alma, espírito e corpo –, criadas à imagem e semelhança do Pai, por isso jamais poderia contrariar a Palavra, entregando-se ao pecado. Seja servo e conserve-se (1 Ts 5.23)!
Quando os israelitas tomaram os mais tortos caminhos, os sacerdotes entre os filhos de Zadoque ficaram firmes na obediência a Deus. Da mesma forma devem agir aqueles que são chamados para pertencer ao ministério da Igreja. Não há posição mais elevada do que ser parte santa para representar o Senhor. Porém, quem se desviar pagará o preço da traição. Não se compare com ninguém, mas siga Jesus, o perfeito Padrão (Hb 12.1,2).
Por que andarmos de modo errado, se o pecado nos separa do Altíssimo e nos coloca debaixo da pata do rei da mentira, Satanás? Quem almeja um futuro com Deus nunca deve aceitar as sugestões dos insubordinados. Jamais ame os maus exemplos. Aquele que deixar as pessoas influenciarem as suas decisões, certamente, derramará lágrimas de sangue na volta de Cristo, e isso é muito sério. Queremos ser admitidos no Reino dos Céus, entrando pela Porta principal!
Os descendentes de Zadoque permaneceram inabaláveis em Deus, enquanto outros levitas abandonaram a pureza e o ministério, e destes nada mais é dito. Há uma recompensa aguardando todo fiel, a qual será entregue pelo Senhor dos senhores e Rei dos reis. Vale a pena servir a Ele!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, o Santificador! Zadoque soube ser fiel e criar uma descendência de bem-aventurados servos Teus. Todos aqueles que guardam a Tua ordenança viverão para sempre, pois não têm mácula em seu caráter. Agradecemos por ensinares a fazer o bem!
Os israelitas se desviaram, mas os fiéis a Ti não foram atrás deles. Assim, as atitudes dos filhos de Zadoque foram consideradas boas. É isso que queremos ouvir da Tua boca, por termos agido com temor a Ti. Que sejamos filhos obedientes!
Quem se distanciar de Ti deixará de ser Teu servo, a menos que se arrependa e volte aos Teus caminhos. Precisamos andar retamente, mesmo que outros não o façam. Nada melhor do que saber que as Tuas mãos estão sobre a nossa vida. Amém!