ongrace.com

> Mensagem de Hoje

30/05/2010 - PODEROSO PARA SALVAR

  • Envie por Email
  • Imprimir



“Palavra do SENHOR vinda a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (Sofonias 1.1).

Um corajoso profeta de Deus foi usado para anunciar o nascimento de Josias. Ele deu detalhes do que esse herdeiro do trono de Judá faria, como, por exemplo, queimar ossos humanos sobre o altar. Os dias de Josias foram magníficos. O seu nascimento foi predito com muita antecedência, e seu reinado foi ministrado por Sofonias. Esse profeta foi considerado um dos pioneiros do avivamento que ocorreu naquele tempo. Ele falou sobre a noite do juízo que viria sobre Israel e as nações, seguida do raiar do dia de Israel e da conversão das nações. Ele afirmou, ainda, que se aproximava o dia da invasão de Nabucodonosor, o castigo das nações vizinhas e a restauração futura de Jerusalém.

Sofonias viveu em dias magníficos. Josias, que começou a reinar com oito anos, deu-se a buscar o Senhor aos 16. O menino rei não se desviou e, ao completar 20 anos, começou a limpar Israel das imundícias da feitiçaria e da idolatria que se haviam instalado na terra do povo de Deus. Os filhos do Altíssimo, de qualquer época, devem se esforçar para tirar de suas vidas os resquícios imundos das religiões que professavam e seus conceitos que, sem dúvida, atrapalham.

Ao tomar conhecimento do que estava registrado no livro das Leis, que fora achado na Casa do Senhor, o rei convocou todos do reino – os sacerdotes, levitas e os demais – para que ouvissem o que estava registrado no livro santo (2 Reis 23). Hoje em dia, também toda a família, bem como a sociedade, deveria ouvir o que fala o Livro de Deus.

Os estudiosos das Escrituras creem que Sofonias teve grande participação no avivamento que ocorreu durante o reinado de Josias, o qual, de acordo com os preceitos divinos, promoveu uma comemoração da Páscoa como nunca havia sido feita em Israel, desde os dias do profeta Samuel (2 Reis 23.21-23). Sem dúvida, Josias foi abençoado pelo ministério de Sofonias.

Sofonias profetizou sobre a noite do juízo que viria sobre Israel e as nações. Ele discorreu sobre o raiar do dia para Israel e também sobre a conversão das nações, afirmando que o Senhor consumirá tudo sobre a face da Terra. Ele comparou a excremento humano a vaidade dos homens que não veem necessidade de buscá-lO.

Para Sofonias, aproximava-se o dia da invasão de Nabucodonosor, o castigo das nações vizinhas e a restauração futura de Jerusalém. Como ele havia predito, os homens agiriam como cegos, pelo fato de terem pecado contra o Senhor. O profeta viu que o remanescente dos judeus será salvo, não mais cometendo desigualdades, e, na sua boca, não achará língua enganosa (Sofonias 3.13). Para ele, o Senhor em nosso meio é poderoso para salvar.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração