ongrace.com

> Mensagem de Hoje

21/10/2016 - POR QUE DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ?

  • Envie por Email
  • Imprimir
Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Êxodo 7.3


Todo cuidado é pouco quando se trata de comentar as obras e os atos do Altíssimo. Muitas pessoas se apressam em emitir julgamento às demais, chegando a julgar também o Senhor. Quanto a esse episódio narrado em Êxodo, é comum ouvir que não entendem o Onipotente, pois Ele endurecia o coração de Faraó e, depois, o castigava por não deixar partirem do Egito os israelitas. Quem questiona isso deveria orar para receber a revelação sobre a razão de tal endurecimento.

As Escrituras Sagradas nos advertem: as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Co 2.14); portanto, usar a mente para entender a Palavra de Deus pode levar a erros grosseiros. Por causa disso, surgem as doutrinas religiosas vazias, as quais nenhum bem fazem. Na verdade, se elas vêm do homem ou do diabo é a mesma coisa. Ainda que tenham sido criadas por alguém no afã de ajudar os sofredores, tais direções nada farão por ninguém.

Deus vê tudo claramente e não como o homem. O ser humano não tem condições de entender algo do mundo espiritual, a não ser o que o Espírito Santo lhe revela. Logo, se não há revelação nova sobre determinado assunto, é porque o que já foi mostrado é suficiente. Por isso, jamais publique seus pensamentos em redes sociais, por exemplo, acerca de algo fora da Bíblia, porque, no final, você poderá ser responsabilizado por alguma doutrina criada, sem a permissão do Senhor.

Pelo fato de o Onisciente Deus saber do que Faraó era capaz de fazer com os israelitas, quando estes estivessem deixando o Egito, Ele teria de quebrar o rei daquela nação, para Seu povo não sofrer alguma maldade na saída daquela terra. Observando a sucessão de acontecimentos quando Israel recebeu a permissão para ir embora, entendemos que o Altíssimo estava completamente certo.

Um dos reis do Egito que precedeu esse Faraó já tinha se mostrado impiedoso, ao mandar matar os meninos hebreus nascidos naqueles dias. Isso de nada adiantou, pois, quando algo vem do Senhor, não há quem O impeça. Então, por reconhecer que o libertador estava para nascer, o diabo fez o rei egípcio publicar um decreto no qual esse ato fora autorizado.

Esse sucessor do trono tinha muito mais ódio do povo hebreu do que os faraós anteriores. Se, em algum momento, ele permitisse o êxodo do povo santo, por certo, se arrependeria e tentaria destruí-lo. Jamais descreia do Senhor nem desconfie de que as palavras dEle são verdadeiras. Jesus, que é Deus, declarou: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6a). Quem O conhece é liberto por Ele. Amém?

Foi isso o que o perverso rei intentou fazer. Mesmo tendo autorizado a saída dos hebreus, reuniu seu exército e os perseguiu. Ao testemunhar que atravessavam o mar Vermelho a pé, em terra firme, pois este havia se dividido em duas partes, entrou atrás deles. Então, quando o mar voltou a se unir, Faraó e seu exército morreram afogados. Com Deus não se brinca (Gl 6.7)!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

 

Deus sábio e justo! Quem se iguala a Ti, Senhor dos Céus e da Terra? Sendo o Único com todo o poder e toda a sabedoria, conduzes o Teu povo com justiça. Quando falas algo, devemos dar atenção completa; sem dúvida, há razão e inteligência nas Tuas obras.

Tu conheces o que homem pode fazer, antes que ele abra a boca e fale algo. Então, quem for sábio deve se curvar ao que dizes e, de modo humilde, se desejar saber a razão das Tuas obras, pedir-Te a explicação. Não é possível Te entender sem a ajuda do Teu Espírito.

Aqueles que tinham dúvidas sobre o motivo de teres endurecido o coração do Faraó, ao avistarem o monarca com todo o seu exército atrás do Teu povo desarmado, deram razão a Ti. Precisamos Te respeitar em tudo, pois, como és santo e amor, nos dirigirás com amor.

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Em Genesis cap. 6 ,2 Quem eram os filhos de Deus e quem era os filhos dos homens.... Eu penso "filhos de Deus" aqueles filhos de Adão ... E as " filhas dos homens"? Seriam...

Essa é uma das passagens mais controversas do Pentateuco e os estudiosos da Bíblia se dividem nas opiniões. Alguns acham que os filhos de Deus são anjos, que, por...

»VEJA MAIS