As atitudes dos que não cumprem os mandamentos divinos são sérias provocações ao Altíssimo. O que Ele lhes confiou é o melhor que poderia ter acontecido a eles; por isso, jamais deixe de obedecer aos Seus ensinamentos, que contêm muita coisa boa para a sua vida. Caso você se rebele, jamais terá acesso às bênçãos divinas. Por conseguinte, ao fazer o que lhe foi mandado, você se une ao Senhor de modo maravilhoso e produtivo.
Saul não procurou ser rei, mas atendeu ao chamado para executar uma nobre missão em Israel. Nunca despreze o seu cargo na obra, ainda que lhe tenha sido dada a missão de lavar banheiros ou ler cada pedido de oração e orar por eles. Tudo o que Deus nos concede é parte do Seu imenso e maravilhoso amor pelos membros de Sua família. Os rebeldes e os preguiçosos não sabem o quanto perdem por não darem a devida atenção ao chamado do Senhor.
Não é pouco o que o Pai faz pelos que chama para compor o santo ministério, pois Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes, a fim de cumprirmos a vontade do Todo-Poderoso aqui na Terra (Ap 5.9,10). Embora não entendamos o valor de fazer as pequenas coisas, devemos dedicar-nos a elas como se fossem as principais, tendo em vista que nosso modo de ver as situações não se parece com o do Altíssimo. Faz bem se convencer de que Ele sempre nos dá o melhor.
A desídia de Saul levou o Onipotente a Se arrepender do que havia feito por ele. Portanto, tome cuidado para não levá-Lo a ter o mesmo sentimento a seu respeito. Não se sinta importante na obra de Deus, a fim de não tomar decisões que irão magoá-Lo. Nenhum dos planos divinos deixará de se cumprir (Jó 42.2), e, se você for a causa do adiamento dos sonhos dEle, o preço que pagará não há de compensar prazer algum.
Saul cometeu dois erros: deixou de seguir o Senhor e não executou Sua vontade. É quase inacreditável que alguém seja insensato o suficiente para não seguir Aquele que é sábio e perfeito; porém, isso tem acontecido a toda hora com muita gente. Deixar de executar a vontade de Deus é igualar-se aos que não ajuntam com Ele, mas espalham (Lc 11.23). Por que fazer isso, dando ao diabo uma ajuda que ele nunca deveria receber de ninguém?
Há apenas um caminho a seguir que não nos acrescentará dor alguma: ser zeloso cumpridor de tudo aquilo que o Altíssimo nos tem dado como mandamento veremos como é recompensador ter o Senhor alegre conosco – a alegria dEle é a nossa força (Ne 8.10). As recompensas que Deus concede aos que fazem a Sua vontade estão muito além do que imaginamos.
Mesmo tendo se contristado e clamado a Deus a noite inteira, Samuel não conseguiu mover o Senhor da decisão anunciada. Sempre é melhor obedecer do que sacrificar (1 Sm 15.22); além disso, dar atenção aos mandamentos e cumpri-los o levarão a desfrutar do melhor de Deus para sua vida. Agora é hora de orar, falar sério com o Senhor e ocupar o seu lugar em Jesus.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares