ongrace.com

> Mensagem de Hoje

12/11/2011 - PROGREDIR CADA VEZ MAIS

  • Envie por Email
  • Imprimir



Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais.

1 Tessalonicenses 4.1

Além de discorrer sobre muitos assuntos úteis e necessários, o apóstolo Paulo tinha um recado final para dar aos irmãos de Tessalônica: eles deveriam progredir cada vez mais. É essa a mensagem que todos os cristãos precisam ter sempre diante de seus olhos, pois o recado extraído desse versículo é claro: ficar parado na fé não agrada a Deus, e o pior: quem não progride regride. O Senhor não tem prazer nos que retrocedem. 

O termo usado pelo apóstolo para falar com os tessalonicenses foi irmãos. A mensagem foi endereçada a todos os chamados a fazerem a vontade divina. Eles nasceram de novo e passaram a fazer parte do mesmo Corpo a que o apóstolo pertencia. Mas o que difere uma pessoa salva de outra é o entendimento do que se deve ou não fazer; por isso, Paulo nos orienta a progredirmos cada vez mais.

Mesmo sendo uma autoridade espiritual, o apóstolo usa dois verbos que indicam orientação para falar com aqueles que eram iguais a ele na presença do Senhor. Ele usou os verbos rogar e exortar. É bom nos dirigirmos aos nossos pares no Evangelho com carinho e consideração, e, ainda que possamos obrigá-los a fazer alguma coisa, é melhor exortá-los. Assim, evitamos mágoas e, ainda, provamos que o Espírito do amor está sobre nós.

Paulo rogava e exortava no Senhor. Portanto, jamais alguém deve usar o Nome de Jesus em uma declaração irresponsável; pelo contrário, somente poderá fazê-lo se ela estiver completamente isenta de maldade e de interesse humano. Ele ainda deu mais credibilidade ao que dizia, informando que deveriam prosseguir do modo como haviam aprendido dele e de sua equipe. Seria bom que todos os servos de Deus também agissem desse modo quando orientassem alguém.

Só existe uma maneira de agradar a Deus: agir de acordo com a Palavra dEle. Se alguém lhe fizer alguma sugestão pecaminosa, mentirosa ou de interesse próprio, rejeite-a imediatamente, pois não há direção divina nesse pedido. Os servos de Deus não deveriam atender a nenhum pedido nem aceitá-lo se ele não fosse fundamentado na santidade, conforme estabelecido nas Escrituras. O que está fora da Palavra de Deus é ação demoníaca (Mt 5.37).

Se você andar conforme a direção bíblica, não tropeçará, pois viverá sob a luz do Evangelho. Não aceite outro caminho além daquele que o Senhor estabeleceu para você trilhar. Quando chegarmos perante o nosso Deus, se não tivermos agido de acordo com o prescrito em Sua Palavra, não seremos bem recebidos, mas, sim, condenados.

Paulo disse que aconselhava a fim de que as pessoas continuassem a progredir. Isso prova que o Altíssimo não quer que Seus filhos fiquem “marcando passo” no mesmo lugar, mas progridam e deem testemunho de que Ele é um bom Pai.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

A Palavra de Deus diz em Mateus 5.33 e em Tiago 5.12 que não devemos jurar. Jesus, por exemplo, ao referir-Se aos votos feitos no passado, disse que não deveríamos jurar de...

O que a Palavra ensina nesses dois textos é que o filho de Deus é sempre verdadeiro em todos os Seus caminhos. O próprio Senhor Jesus declarou que Ele é a Verdade (Jo...

»VEJA MAIS