Precisamos abandonar muitas coisas, e, por incrível que pareça, as primeiras lições da doutrina de Cristo é uma delas. Você não crescerá na fé se continuar falando os mesmos assuntos aprendidos no início da caminhada cristã. Afinal, o alvo de Deus para o salvo é a perfeição. Para chegar a ela, leia mais a Palavra, a fim de saber como fazer a obra e crescer espiritualmente. Caso contrário, você continuará fora dos temas dos “adultos” na fé. O Senhor é o nosso Mestre!
Quando começa a andar com Jesus, a pessoa deve aprender que o Evangelho é o poder de Deus para se obter a salvação, a cura e as demais bênçãos compradas por Cristo na Sua morte na cruz (Rm 1.16,17). O diabo está vencido e não pode interferir no nosso crescimento espiritual (Cl 2.15). Nosso objetivo é alcançar o mais alto nível de vida com o Senhor. Mas, para isso, faz-se necessário tirar o pecado diante dos olhos e do coração (Hb 12.1,2)!
Ninguém consegue avançar se estiver lutando para se livrar das tentações. Quem é firme na fé precisa ser destemido e dedicado somente ao Senhor. Se você verifica as notícias disseminadas pelas mídias sociais a respeito da beleza e da forma física de alguém, nunca se livrará desse espírito tentador. Rogue ao Senhor que o liberte da tentação, conforme Jesus ensinou na oração do Pai-nosso.
Nessa oração, somos instruídos a pedir a Deus que nos livre das tentações: E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! (Mt 6.13). Há uma versão que diz assim: E não nos deixes cair em tentação (ARA). Quem não se importar com o que o diabo faz para derrubá-lo estagnará na estrada da perfeição (Fp 3.13,14). Seja firme na sua determinação de se salvar.
Se você se arrependeu, já tem o perdão do Senhor. Então, abandone os rudimentos da doutrina de Cristo e avance até obter a perfeição. Nada de ficar confessando pecados já revelados e, portanto, inexistentes. É evidente que, se você se lembra constantemente de um antigo erro, está provocando o Senhor, que diz: Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais (Hb 8.12).
Algumas pessoas lançam repetidamente o fundamento do arrependimento de obras mortas e fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno (Hb 6.1,2). Todos esses temas eram úteis no início da caminhada cristã. Porém, depois de nascermos de novo e vencermos as tentações, tudo se modificou; agora, temos de partir para sermos plenos em Deus!
Temos de prosseguir para atingir a excelência da vida em e com Cristo, garantida na Palavra do Senhor. Vamos amadurecer no Senhor e no Seu poder, para que Ele nos use como deseja. A vida espiritual imita a física, então prossiga para o alvo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, nosso Instrutor! No Salmo 32.8, Tu declaras que nos ensinarás as lições que o salvo jamais deve desprezar na caminhada rumo à perfeição. Uma delas é parar de recitar erros passados. Ao seguirmos as Tuas orientações, nós Te agradaremos!
O mesmo versículo diz que Tu nos instruirás no Caminho que devemos seguir. Esse é o melhor meio de não pecar! Tudo o que vem da Tua boca é imutável. Tu tens prazer em nos ver andando sob a Tua direção. Isso é mais do que podemos pensar!
Tu terminas o texto bíblico dizendo que nos guiarás com os Teus olhos. Isso é bom para nós, porque eles veem tudo o que existe no mundo natural e espiritual. Além disso, temos a Tua promessa de que nenhum mal nos sucederá nem praga alguma chegará à nossa casa!