Quando uma pessoa ou nação não cumpre o propósito divino, todos sofrem. Israel deveria ser o Jardim de Deus, a terra da qual, segundo o Criador, manava leite e mel, tendo tudo para desfrutar da abundância do Céu. Porém, isso não ocorreu por causa dos pecadores cananeus. Nesse momento, o povo escolhido deveria se colocar nas mãos do Altíssimo para mostrar a veracidade da Sua Palavra. O Pai é fiel em tudo!
Se tivessem servido a Deus como Ele desejava, não teriam se submetido a reis, somente ao Senhor. Eles desejaram ser iguais às outras nações, mas já tinham o Todo-Poderoso como Soberano. Então, por tê-Lo preterido, passaram por situações complicadas com cada rei que se levantava para governar, com exceção de alguns. Precisamos deixar o Onisciente nos dirigir, pois Ele sabe de tudo e nos ama.
Se o plano divino tivesse vingado, os assírios nada conseguiriam ao atacar Israel, como ocorreu com Senaqueribe, um dos seus governantes, famoso pelas conquistas, mas fracassado diante do profeta Isaías e do rei Ezequias. Sofremos porque não damos a Deus o comando da nossa vida nem cremos nas Escrituras. Sem o auxílio dEle, nada conseguiremos!
Os assírios estavam conquistando reino após reino; até o do Norte, chamado de Israel, caiu diante deles. Com isso, a terra toda ficou de luto. Judá venceu Senaqueribe, mas não suportou Nabucodonosor, que veio anos depois e levou a nação em cativeiro para a Babilônia. Por que isso aconteceu? Porque não serviram ao Senhor e aos Seus desígnios. O certo é buscar o Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33).
O Líbano, que admirava a bravura e a fama dos israelitas e, com isso, também prosperava, murchou de vergonha. Hoje, em toda parte, deveríamos ouvir pessoas dizerem que vão à igreja dos crentes, porque, além de santos, tudo corre bem para eles. Assim, nem precisaríamos evangelizar tanto como fazemos. O modo como se deve viver na fé em Cristo seria a melhor mensagem que os perdidos receberiam. Ore!
A planície de Sarom, apontada na Bíblia pela rosa que produzia, receberia gente de vários lugares para ver a riqueza de sua terra, o produto do seu solo e o carinho dos seus agricultores, mas ficou esquecida. Onde deveria haver o amor de Deus, havia o amor Eros, o deus da luxúria e sensualidade. Ora, o que o mundo precisa ver em nós é o amor de Deus em ação e não a ação carnal existente nas pessoas.
O que sucedeu no monte Carmelo, no desafio de Elias, deveria ficar na memória do povo de Deus para sempre. No entanto, isso não mais ocorria, porque eles deixaram o Senhor da Santidade – Jeová – para adorar Baal, o senhor da promiscuidade. Basã, a terra de lindos e fortes touros, e Carmelo foram saqueados da glória que neles deveria existir. Isso é triste!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Ó Deus! Não podemos nos esquecer de que Tu és o nosso Pai e executor da Tua justiça. Se nos desviarmos para os caminhos maus, perderemos a Tua presença e o Teu amor. Altíssimo! Haja o que houver, não queremos Te perder.
Mostra-nos onde estamos Te desagradando. Assim, reconsideraremos as nossas atitudes e voltaremos a andar Contigo. A Igreja não pode murchar de luto. O Líbano precisa Te ver operando em nosso meio para Te glorificar e amar.
Temos de deixar que Tu sejas o nosso Deus. Desse modo, jamais passaremos apertos. Que possamos emendar o nosso jeito de Te servir, para que Te agrades da Tua grei. Pai! Ajuda-nos a fazer a Tua vontade.