ongrace.com

> Mensagem de Hoje

03/10/2021 - QUANDO O CORAÇÃO SE EXALTA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.  2 Crônicas 26.16


Essa parte da história de Uzias mostra que somos pessoas bem suscetíveis a agir fora do plano divino, por isso precisamos estar ligados à Videira, para não cairmos no que a Bíblia chama de condenação do diabo: Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo (1 Tm 3.6). Quem deixa de vigiar e orar pode cometer o maior erro de todos: a exaltação pessoal. Se Deus o usa maravilhosamente, reconheça o seguinte: Ele é o Senhor!

O Altíssimo nos deu Seu poder para Sua obra ser feita por nós. Logo, Ele nos fortalecerá! Porém, não permita que o seu coração se exalte. Infelizmente, muita gente já foi instrumento de Deus e, depois, tornou-se nada. Ele diz: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura (Is 42.8).

Se, um dia, você se sentir o tal, a ponto de achar que pode fazer algo errado e que Deus não o julgará por isso, dê um passo atrás, pois estará à beira de um precipício: Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv 18.12). Nada é mais ameaçador para o salvo do que se sentir o poderoso, porque só há Um com esse título. Esteja atento!

Uzias não soube reprimir o seu espírito, e a Palavra declara que é perfeitamente possível contê-lo: E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas (1 Co 14.32). Todo mundo pode fazer isso. Quando a pessoa de fé diz que não fará algo errado nem deixará o diabo usá-la, a força dele perde domínio sobre ela. Jesus declarou que realizará tudo o que pedirmos em Seu Nome (Jo 14.14)!

O perigo reside no fato de alguém começar a se sentir autossuficiente. O tentador, então, muda de estratégia e massageia o seu ego. Com isso, a pessoa pressupõe que nem tudo é como Deus disse; afinal, ela tem participação no próprio sucesso. Quando seu coração se exalta, sem ser contido, o mal continua a comandá-la. Em pouco tempo, a corrupção tomará conta dela. Assim sucedeu com Uzias.

Após se perverter, o passo seguinte será transgredir contra o Senhor, como fez esse rei de Judá. A perda do referencial da Palavra nos faz desrespeitar o Onipotente e ir além do normal. Isso também ocorreu com Saul. Ele fez acordo com Agague, rei amalequita, poupando-lhe a vida e o melhor dos animais, que, segundo Saul, o povo decidiu reter (1 Sm 15.9-23). Mas, mesmo dando desculpas, ele perdeu o reino. O pecado de Uzias foi tentar queimar incenso no templo de Deus. Faça o certo!

O rei entrou no templo ignorando que essa parte do culto foi dada aos sacerdotes. Ele queimaria o incenso no altar dedicado a esse ato. Cada obreiro tem uma chamada diferente, no entanto uns, por serem bem-sucedidos, acham que podem dirigir a obra. Cuidado!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Pai, Autor da nossa chamada! Ao sermos chamados para uma missão, devemos exercê-la com humildade e respeito. A tarefa que escolheste para nós, aos olhos dos outros, pode ser pequena, mas tem grande importância aos Teus olhos.

Que jamais saiamos da Tua ordem! Precisamos crer que fazes as coisas com a devida preparação ou planejamento. Ajuda-nos a conhecer bem o que nos tens determinado, dentro da Tua sabedoria e poder. 

Socorro, Senhor! Não desejamos ver nosso coração exaltado. Mesmo tendo feito a Tua vontade, reconhecemos a nossa pequenez diante de Ti. Não iremos além da Tua ordem, nem tomaremos para nós o Teu louvor!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Missionário, meus pais se casaram e se separaram sem conhecer ao Senhor. Já estão separados há 21 anos.Minha mãe viveu com outro companheiro, que morreu há alguns anos....

Sua mãe está viúva e pode casar-se novamente sem nenhum problema, desde que o futuro marido esteja também desempedido. Você mesma se preocupa com a família que seu pai...

»VEJA MAIS