Os israelitas viram a glória do Altíssimo no Egito, e a saída deles daquele local provou que o Senhor é forte e poderoso. Com sinais e prodígios, sem a perda de uma vida sequer, Ele os tirou do cativeiro. Então, chegara a hora de Deus cumprir Sua promessa, mas eles O estavam impedindo de realizar o Seu lindo plano. Que não sejamos como os israelitas e jamais deixemos o medo se apossar de nós. Devemos fazer tudo o que o Todo-Poderoso ordenar!
O Redentor os conduziu e os colocou diante do território dos amorreus. Porém, quando receberam ordens para possuir a Terra Prometida, titubearam e, como desculpa, pediram a Moisés que perguntasse ao Senhor se podiam enviar espias para verem se a região era tal qual o Onipotente falara. Ora, como o Senhor os enganaria? Para eles, o que ocorreu no Egito não representava mais nada. Muitos filhos de Deus têm sido tentados a cometer um erro parecido.
Moisés atendeu ao pedido, mas essa atitude mostrou que os hebreus estavam apavorados. Se tivessem obedecido ao que lhes fora dito, em um abrir e fechar de olhos, estariam na posse daquela área, mas, por terem formulado essa opção, logo viram que não agiram bem.
O Senhor permitiu o envio dos 12 espias, e, quando eles voltaram, dez deles trouxeram más notícias, infamando a terra e a Palavra. Por isso, tiveram de andar 40 anos pelo deserto, vivendo em tendas, até que o último deles, com mais de 20 anos (idade que o Senhor julgou ser de responsabilidade), morresse de morte acidental ou natural. Só então, com muita luta, puderam entrar em Canaã.
Jamais tente negociar com o Senhor, pois, sendo onisciente e onipotente, Ele pode tornar real o que promete. Quando nos amedrontamos, ofendemos a presciência de Deus e O aborrecemos. Acredite no que Ele fala; afinal, Sua Palavra é a Verdade. Se tivesse obedecido, o povo teria visto como é recompensador confiar em Deus.
Mesmo diante dos domínios dos amorreus, tendo apenas de subir e possuir a terra, os israelitas temeram; então, caminharam pelo deserto ao longo de quatro décadas. Ignore as ameaças do acusador, pois o falar e o agir de Deus estão acima de qualquer intimidação. Creia no que Ele diz, e a batalha será mais simples de ser ganha.
Quando o medo se impõe, o diabo sai ganhando. Eles não deveriam, mas se assustaram. Por que não dar crédito ao Pai celestial? Ele só precisa que sejamos obedientes e realizemos Seus desígnios. Confie no Senhor, e Ele fará o necessário.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Ó Deus! Que coisa feia fizeram os filhos de Israel naquele dia em frente ao território dos amorreus! Deveriam ter entrado e tomado posse do que Tu lhes tinhas prometido. Como não o fizeram, peregrinaram por 40 anos pelo deserto.
Tu estavas pronto para partir à frente deles, abrindo-lhes o caminho e fazendo-os assentarem-se na Terra Prometida. Porém, a falta de fé os levou a vagar por lugares tortuosos. Semelhantemente, muitos estão passando por provações à toa.
Eles não deveriam temer nem se assustar, mas agiram assim. Não podemos fazer o mesmo. O que nos dizes deve ser cumprido à risca. Temos de impedir que o inimigo nos derrote ou nos atrapalhe na hora de tomar posse das Tuas fiéis promessas. Amém!