ongrace.com

> Mensagem de Hoje

30/04/2019 - QUANDO OS ABENÇOADOS SE TORNAM INIMIGOS

  • Envie por Email
  • Imprimir
De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande estrago entre eles, porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos. 2 Crônicas 13.17


O reino de Samaria nasceu com a aprovação do Senhor, mas, logo de início, o seu rei fez o que o Senhor havia proibido nos Dez Mandamentos: dois bezerros de ouro. Além disso, disse ao povo que aqueles eram os deuses que os haviam tirado do Egito. Aquele rei mostrou não ter temor ao verdadeiro Deus e, por isso, desclassificou-se como servo dEle. Outro erro de Jeroboão foi provocar o reino de Judá nos dias de Roboão.

Como o filho de Salomão não tinha preparado seu coração para servir a Deus, teve de suportar a maldade do rei do Norte. Porém, após assumir Judá, Abias, o qual reinou apenas três anos, respondeu a Jeroboão, ordenando a guerra contra Samaria. Abias sabia que o exército de Israel era maior que o seu, mas, como cria que o Senhor estava com ele, não se deteve até dar a resposta certa a quem os humilhara.

A batalha parecia perdida, porque o reino do Norte tinha o dobro de soldados. Cada um dos guerreiros de Abias teria de liquidar dois de Samaria, e isso era impossível aos olhos humanos. O rei de Judá, ao ver que lutaria pela frente com o mesmo número de guerreiros do oponente e, pela retaguarda, com a mesma quantidade de inimigos, percebeu que a única chance de não ser destruído era clamar ao Todo-Poderoso. Então, ao fazer isso, foi ajudado.

Antes de começar a guerra, Abias mostrou temer o Senhor, pois se remeteu ao que a Lei de Moisés prescrevia para os israelitas (Dt 20.10). Se eles aceitassem as condições para a paz, seriam seus tributários. O rei Abias pôs-se em pé no monte Zemaraim e fez uma grande explanação do erro deles, falando das raízes de todo o processo que culminou com a separação das dez tribos. A resposta deles foi trágica (2 Cr 13.4-13).

O astuto Jeroboão dividiu seu povo em dois grupos para lutar. Pela frente, colocou metade dos 800 mil homens para lutar contra seus irmãos que defendiam a volta deles para a casa de Davi. Pela retaguarda, posicionou a outra metade. A Abias só restava clamar a Deus, o qual respondeu com o socorro necessário. Resultado: arrasaram os adversários.

Quem obedece às Escrituras sai vitorioso sempre, e isso ocorreu naquele dia. Tenha em mente o que Deus disse sobre o assunto que você deseja vencer, pois Ele só será com quem for Seu servo fiel. Dos 800 mil de Jeroboão um pouco mais de 60% dos soldados caíram feridos, e eram homens escolhidos. Não dá para lutar contra quem tem o Altíssimo a seu lado, porque o Senhor jamais perde uma luta. Aleluia!

Naquele dia, ficou provado que vale a pena servir ao único e verdadeiro Deus. Hoje é a mesma coisa. Quem não serve ao Altíssimo não obtém sucesso em seus empreendimentos. Procure se acertar com Ele, deixando o caminho do mal. Deus é Pai de quem é filho, por isso aja conforme os mandamentos bíblicos. O Senhor é fiel!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus justo! Tu viste as atitudes de Salomão, por isso, como ele e os seus não se arrependeram, deixaste Jeroboão dividir o reino. Quantas vezes o inimigo tem causado dissensão na Tua obra por causa de ações erradas de quem a conduz?

Com Abias, Tu julgaste aqueles que introduziram na Tua terra a idolatria com a confecção dos bezerros de ouro e ensinaram Teu povo que eles o haviam tirado do Egito. Como certas pessoas agem errado, misericórdia!

O rei de Judá confiou em Ti e enfrentou quem era mais forte do que ele. Ele sabia da Tua fidelidade e do Teu amor. Assim, quando se viu cercado pela frente e pela retaguarda, ensinou Teu povo a gritar por Ti, e Tu deste a vitória a eles.

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Estou lendo o livro da Graça Editorial \"Comprados com Sangue\" (Uma Maravilhosa obra), que diz a seguinte frase: \"Estou dependendo de manter a Lei para ser justificado por...

A Lei do AT, dada por Moisés aos judeus. Em Romanos e Hebreus, além de outros textos bíblicos, a Palavra ensina que a Lei veio para nos mostrar que é impossível sermos...

»VEJA MAIS