Não dê importância às repreensões da sua família, dos amigos e das demais pessoas, mas permaneça firme no seu lugar em Cristo. Creia: o Altíssimo irá usá-lo na proporção da sua fidelidade. José intrigou até seu pai, homem acostumado a ouvir o Senhor e tê-Lo ao seu lado. No entanto, o filho de Jacó não fazia nada além de revelar o plano celestial para a sua vida. Não há fraqueza no Altíssimo, e Seus planos são mais altos do que pensamos!
O homem não é a solução dos problemas de ninguém, mas pode ser um instrumento de Deus, mantendo-se dentro da Palavra, sem empregar a força dos argumentos ou a violência das palavras, e deixando o Santo Espírito usá-lo. Este é o segredo: tenha o Altíssimo envolvido na obra e, assim, você jamais será envergonhado. Por que permitir que o diabo o ataque, falando mentiras, enquanto você se aborrece e declara que não vai mais fazer aquilo para o qual foi comissionado?
Jacó teve de repreendê-lo, mas isso não importunou José. O amor pelo pai e por toda a sua família era maior do que a incompreensão deles. O jovem sonhador sabia que Deus o preparava para maiores obras. A exemplo desse servo fiel, temos de encarar as provações e tentações, tendo a noção de que elas visam nos tirar do plano divino (Tg 1.2-4,12). O Senhor é Onisciente, por isso, nunca devemos questioná-Lo. Acredite no que Ele lhe fala!
O sonho não era literal, mas a interpretação do pai e da família era natural, porém a Palavra se discerne espiritualmente. Não há como entender a vontade divina se não for dado a você, por intermédio do Espírito Santo, o ensinamento real. Quando somos usados pelo Todo-Poderoso, jamais devemos nos irritar com as pessoas, mas ser pacientes com todos. Afinal, quem faz a obra é o Senhor, que a conduz com maestria e sabedoria jamais vistas. Deus é nosso Pai!
Argumentos humanos não provam o fato de sermos de Deus. O próprio Senhor comprova isso de modo tranquilo e santo. Só temos de crer e fazer a obra da maneira como o Salvador fazia quando esteve aqui. Ele é o Exemplo para quem Lhe serve da forma correta, a qual Lhe agrada. Agora, se nos considerarmos sábios, rejeitarmos o Seu exemplo de lado e agirmos como acharmos melhor, erraremos terrivelmente (Jo 13.15)!
Cumpra os mandamentos do Senhor, a fim de ser amado de modo especial. Então, Ele cumprirá as Suas promessas (Jo 14.21). O que vem do Céu não se parece com nada daqui do mundo. A humanidade caminha a passos largos rumo à perdição, e o homem do pecado virá e governará toda a Terra (2 Ts 2.3,4), mas isso não deve nos aborrecer, a ponto de decidirmos as coisas do nosso jeito. É preciso nos curvar ante a soberania divina agora e sempre.
Nenhum servo de Deus tem o direito de pecar, porque os deslizes cometidos abrem a porta para o diabo agir na vida dele. Bom é descansar no Senhor, sendo vigilante na oração e determinado a cumprir o plano divino. Foi esse o propósito do Pai quando o chamou para ser servo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus do lindo plano! Como Tu estavas falando a José, e ele transmitia à sua família algo forte demais até para o patriarca Jacó, José foi repreendido. Mas tudo se cumpriu como Tu planejaste. Não há erro em Ti, por isso estamos à Tua disposição!
Quanto à incompreensão das pessoas, não nos preocupemos. Quando Tu falas, as Tuas palavras devem encontrar lugar em nosso coração, servindo de advertência para não cedermos às tentações e caminharmos até o fim!
Tu tens preparado os Teus servos para os dias vindouros, quando enviarás os Teus anjos, a fim de nos protegerem dos perigos. Precisamos entender também que todas as coisas cooperam para o nosso bem. Queremos ser usados por Ti conforme desejas!