Algumas pessoas estudam e se tornam instruídas; outras recebem a sabedoria observando a atitude dos sábios. Mas, em se tratando da vida espiritual, tal entendimento vem por dar ouvidos à pregação da Palavra (Pv 9.10). Quem resistir às declarações de Deus nunca será sábio no âmbito espiritual. Mesmo se empenhando, jamais alcançará essa graça, pois, na hora da decisão, não conseguirá provar que ama a Deus!
O sábio não precisa se esforçar para aceitar os mandamentos, porque, quando passa a ser nova criatura, ele recebe os preceitos divinos com a alegria característica de quem se converteu (2 Co 5.17). Quando alguém pensa se aceita ou não ser nova criatura, ele não está convicto se crê em Jesus, o Salvador. Não há divergência entre quem ama a Deus e o Senhor que o ama também; afinal, o salvo se torna um com o Altíssimo (Jo 14.23)!
Essa união com Deus só acontecerá após a pessoa se arrepender e entregar a vida a Jesus. Nem de longe, o pecador pode ser um com Aquele que é santidade e fogo consumidor (Hb 12.29). Se o ímpio cogitasse a possibilidade de ser um com o Pai, ele seria fulminado no primeiro segundo dessa união. Os convertidos se tornaram santos, e, por isso, nada de mal lhes acontecerá ao se unirem ao Senhor (1 Co 1.2). Procure a salvação agora!
Quando a pessoa recebe o Senhor, todas as áreas da vida dela são transformadas. Nesse momento, os seus pecados são perdoados, e ela é justificada – inocentada – até daqueles erros em que teria resultados nefastos (Rm 5.1; 1 Co 6.11; Gl 2.16). Então, o seu espírito é recriado, e a sua alma, lavada no sangue de Jesus. Assim, ela nasce na família divina, porque tudo se faz novo. Que bênção!
No momento da salvação, cumpre-se a promessa feita em Jeremias: Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (Jr 31.33). Portanto, para saber o que é permitido ou não, a lei é registrada nas tábuas do coração do novo convertido. Dessa forma, ele passa a ser sábio de coração.
O cristão é gerado para uma viva esperança em Deus. Se ele se firmar na fé em Deus, nunca mais será visto como pecador, e o seu fim será o Céu de luz. Não se pode comparar o servo fiel com os religiosos, pois estes não têm o espírito recriado nem entrarão no Reino de Deus (Jo 3.3-6). Os salvos não estarão no Juízo eterno, pois passaram da morte para a vida (Jo 5.24).
O versículo estudado menciona o louco palrador, o tagarela, que, não sendo salvo por Jesus, ficará de fora do lugar destinado a quem aceitou o Senhor. Em vez de se converter, o tagarela fala do que desconhece e não busca conhecimento na Santa Palavra, ignorando, assim, a advertência divina que nos avisa desse erro. O louco falante será transtornado, os salvos não!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da Nova Aliança! Por que algumas pessoas adiam a própria salvação? Elas poderiam ser cidadãs do Teu Reino no momento em que a Tua mão se estendeu a elas, oferecendo-lhes a nova e eterna vida Contigo, na Tua Glória!
Tu queres escrever a Tua lei nas tábuas do nosso coração. Assim, nunca mais seremos enganados pelo inimigo com palavras vãs e tentações. Quando alguém se converte, há uma festa no Teu Reino. Será lindo viver lá!
Pai, Tu declaras que desejas ser o nosso Deus, e nós o Teu povo. Com a salvação, viveremos para Ti, fazendo a Tua vontade e livrando-nos das mentiras que o diabo teima em dizer que são inofensivas. Somos gratos por nos perdoares totalmente!