Os filhos dos profetas disseram a Eliseu que, naquele dia, Deus levaria Elias para o Céu. Eles reconheceram que Eliseu sucederia àquele profeta corajoso e obediente. Porém, não demonstraram ciúmes nem ficaram magoados com a escolha divina. Isso mostra que o líder deles soube prepará-los para a substituição que sucederia um dia. Os homens de Deus têm de dar a vida para formar líderes, porque isso produz bons discípulos (2 Tm 2.2).
Se Elias tivesse sido um homem incorreto diante do Senhor e de todas as pessoas, ele teria levantado como sucessor quem seu enganoso coração desejasse, sem esperar a escolha divina (Jr 17.9). Na seara de Deus, a sucessão jamais deve ocorrer desse modo. O Todo-Poderoso possui a primazia de separar aquele que realmente pode representá-Lo. Os escolhidos pelo homem tendem a não cuidar da obra como aquele que o Altíssimo chama, ensina e prova.
Deus escolheu Saul, mas este se desviou, e a culpa não foi do Senhor (1 Sm 16.1ss). Os líderes devem ter em mente que muitos se deixam levar pelas tentações. Agora, os que amam o Altíssimo jamais deixam de fazer o que é do agrado dEle. Portanto, nunca se assuste com quem larga o propósito do Reino e começa os próprios planos. Clame pela Igreja, para nunca haver divisão na obra (Fp 2.3,4). Ele é o Mestre!
O Senhor faz Seus filhos conhecerem o Seu propósito para a vida de cada um, bem como lhes revela o Seu plano (Am 3.7). Porém, se alguns cedem ao inimigo, as atitudes dessas pessoas cortam a ligação de Pai e filho. Nesses casos, os infiéis precisam se arrepender. Caso teimem em continuar no erro, sofrerão nas mãos do diabo (Pv 29.1).
É interessante notar que os filhos dos profetas de Betel sabiam que, naquele dia, Deus tomaria Elias por cima da cabeça de Eliseu. A eles foi mostrado o desígnio do Altíssimo e se igualaram a Eliseu naquela revelação. O futuro profeta fez um pedido para que se calassem a respeito dela. A revelação recebida sobre um assunto nunca deve ser publicada até o tempo certo, e sim compartilhada com os demais membros do ministério de intercessão!
Eliseu seguiu os passos de Elias com atenção redobrada. No fundo do seu coração, sentia que teria de ver a trasladação de seu mestre aos Céus. Seu diploma de sucessor dependeria disso. Há coisas essenciais que o aprendiz deve receber para desempenhar sua tarefa. Por servir ao Senhor sob a orientação daquele corajoso profeta, Eliseu foi preparado e aprovado para a substituição.
Para Elias, viajar nas asas do Espírito de Deus era o mais importante. Ele não morreria como as demais pessoas. Agora, ele estava satisfeito em eleger o seu sucessor. Isso porque o filho de Safate soube ser humilde e dedicado para realizar o dobro das ações de seu mestre (2 Rs 2.9).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus de maravilhosos planos! Tu levaste Elias para os Céus em vida, mesmo todas as outras pessoas sendo programadas por Ti para passar pela morte. Não questionamos isso, nem os Teus planejamentos, mas Te louvamos pela diversidade de ações!
Eliseu entendeu que a sua hora de assumir as rédeas do ministério profético daquela geração estava chegando. Para ser aceito por todos, deveria passar com nota máxima, pois o Teu exame é perfeito. Certamente, ele se prepararia para ser aprovado!
Que também possamos saber a nossa hora de sermos examinados! Ajuda-nos a ir ao limite para Te agradar! Precisamos nos envolver com o Teu Espírito! Abre-nos o entendimento para compreender as Santas Escrituras!