Será que Deus estava confuso ao dizer isso para Moisés? Não, Ele é o mais perfeito Ser que existe e é soberano em qualquer situação. Mesmo diante do endurecimento do coração do Faraó, o Altíssimo encorajava Seu servo a não esmorecer. Deus tem o poder de fazer a obra quando quiser e da maneira que Lhe aprouver. Somos o povo especial do Seu Reino, e as Suas declarações nos mostram que Ele é capaz de raciocinar como nós, de nos fazer crescer na fé em Cristo e dar o veredito no Seu Espírito!
O homem deve encontrar as promessas feitas pelo Pai a quem O ama de coração, as quais estão nas páginas das Escrituras (Sl 1.1-3; 119.105). Achando-as, precisa ser firme na fé, sem duvidar (Mc 11.23). Faraó teria feito melhor se não tivesse aceitado subir ao trono daquele país. Da mesma maneira precisa agir quem luta para ocupar uma posição que não lhe foi destinada: recusá-la e buscar o Senhor para o próprio bem!
Na História, há relatos de líderes perversos e destruidores, que se esforçaram para serem aplaudidos como bons governantes. No entanto, ignoraram que, um dia, estarão diante do grande Rei, e Ele os julgará (Ec 12.14; Ap 20.11-15). Por mais espertos que tenham sido, emudecerão ante a Verdade, pois até o que falaram em secreto será revelado (Lc 12.2). É bom pensar antes de desejar algo para o qual o Senhor não o escolheu.
Alguns conseguem vislumbrar o que acontecerá diante do trono da eternidade, e deles foi dito que precisam ser segundo o coração de Deus, como foi Davi, rei de Israel e fiel servo do Altíssimo: E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (At 13.22). Peça essa bênção, e ela lhe será concedida!
Quem não foi lavado no sangue de Cristo, não tem o Espírito de Deus e, portanto, não recebeu a chamada divina pode se candidatar para dirigir algum órgão público. Porém, aqueles que alcançaram a confirmação do Céu para servir ao Senhor jamais deve trocar a posição de eleitos de Deus pela de eleitos por homens. A pessoa convocada para compor o santo ministério da Palavra precisa permanecer firme nesse dom, sem olhar para trás (Lc 9.62).
Por que deixar o trabalho cujo fruto durará pela eternidade, ainda que seja necessário passar por alguma necessidade aqui, em troca de lucros “extras” obtidos no comando de um cargo? Essa atitude é vergonhosa. Atente para as advertências do Mestre: E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia (Lc 21.34).
Quem é o servo fiel a ser louvado por Cristo? Jesus o revelou, dizendo: Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá (Lc 12.37). Que contraste com aquele que será chamado de mau e negligente e enviado para o lago de fogo e enxofre!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus do justo reconhecimento! Precisamos estar preparados para ouvir o relato que Tu nos mostrarás das nossas obras. Mesmo não sendo perfeitos, não aspiramos ter o que jamais poderíamos sequer querer. Misericórdia!
Que nos livremos de todos os laços armados para nós, de todo desejo ilícito e das ciladas criadas pelo próprio diabo. Que a nossa vida seja do Teu agrado! Não podemos ficar longe dos Teus planos nem da Tua santa chamada!
Queremos continuar Te servindo, mesmo vivendo com alguma falta de recursos, de reconhecimento ou ajuda, pois o que mais nos motiva é teres nos escolhido para o trabalho, a fim de prosseguirmos no mesmo propósito!
Só sei o que foi publicado na Revista Graça/Show da Fé, há poucos...