Os três grupos principais dos israelitas ouviram a voz de Deus e as palavras do profeta Ageu, e se renderam ao Todo-Poderoso. Essa deve ser a resposta de quem teme o Senhor. Se as pessoas rejeitarem as orientações divinas, o Altíssimo deixará de falar com elas. Ora, quem tem o privilégio de ouvi-Lo sabe como agir para jamais receber o rótulo de rebelde. O Criador é sábio e onisciente. Creia nEle e viva feliz!
Zorobabel significa nascido na Babilônia. Ele foi escolhido para administrar o governo dos israelitas que voltavam para reedificar a nação. Eram dias difíceis, e se tornariam pior, caso não buscassem nas Escrituras as direções que seus pais recusaram. Por esse motivo, eles foram para a Terra de Bel, instigados a adorar Marduque, o deus babilônico. Bel aparece na composição de nomes daquela terra. Zorobabel e seus auxiliares temeram o Senhor.
Josué e a classe sacerdotal receberam a mensagem enviada por Ageu e a cumpriram. Quando há unanimidade no temor a Deus, tudo passa a funcionar de modo claro e preciso. Eles ouviram, nas palavras do profeta, a voz do Senhor, e isso é o mais interessante no recado do pregador. Unindo a parte civil do governo dos servos de Deus e o sacerdócio, todo o povo se coloca a cumprir o propósito divino, segundo a revelação dada.
Escutar o Senhor alegra o coração, fortalece a fé e nos dá poder para avançar na realização do bem. Assim dizem as Escrituras: Mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará [...], pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus (Jo 16.22b-27). Quando o povo atentou para a voz do Senhor, mudou sua maneira negativa de ver as coisas e partiu para obedecer a Ele. Sinta-se fortalecido no Pai celestial e determine a sua bênção.
A libertação ocorrerá quando você abandonar as crendices e o negativismo que domina os religiosos de modo geral, pondo em prática a vontade do Céu. Deus será com você para lhe dar a vitória. Basta assumir o que a Bíblia declara a seu respeito. Ora, todas as promessas de Deus têm em Jesus o sim e funcionam se as colocarmos em ação (2 Co 1.20). Portanto, pare de dar ao diabo lugar na sua vida e expulse-o junto com o mal que ele trouxe.
O povo que voltou do cativeiro levou a sério as advertências do Senhor e assumiu o seu lugar nEle. As pessoas continuaram a obra e a terminaram, pois criam na Palavra de Deus. Faça o mesmo e verá que é muito fácil ser feliz. O Espírito Santo ilumina o seu coração e espera que você nunca O decepcione. Ao lhe dar o direito de usar o glorioso Nome de Jesus, Deus o fez igual ao Seu Filho, que teve todas as orações respondidas. Aleluia!
Naquele dia, o povo temeu diante do Senhor – passou a respeitá-Lo e a Lhe agradar: Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4 – ARA). Dê essa satisfação a Deus, andando na Verdade!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, sábio Mestre! Ageu levou a mensagem certa no dia exato. Era preciso que os israelitas ouvissem Teu recado com o coração aberto e cressem em Ti, porque a Tua mão operaria neles de modo lindo. Eles não podiam errar de novo, e nós também não podemos!
O governo civil, o sacerdócio e o restante do povo tinham de concordar com o recado do profeta, para terminar a reforma do templo. Desde a queda nos dias de Nabucodonosor, o templo estava abandonado, mas eles o reconstruiriam!
A lição foi dura! Na terra de Bel, o Teu povo era simplesmente servo de quem não Te conhecia, mas vira grandes sinais operados pelos jovens levados à força. Agora, Tu os farias agir como Te agradas, para Tua eterna glória e honra!