Por se tratar de um texto da Palavra de Deus, devemos levar em consideração que esse versículo de Isaías não se referia somente a Ciro, o medo-persa que derrotou o rei babilônico e seu povo. O Todo-Poderoso usou o profeta para explicar sobre a humanidade nos dias de hoje, pois, desde a ida de Jesus ao Inferno, para despir Satanás da autoridade roubada do homem (Cl 2.12-15), não devemos aceitar que o escrito por Seu servo tenha somente a conotação histórica, mas também a profética para nós!
Desse modo, entenda que Ciro era um tipo do Messias, o qual veio para nos libertar do império das trevas. Essa passagem bíblica menciona os tesouros escondidos. Naquele tempo, era comum que as fortunas das nações, como ouro, prata e outras, fossem ocultadas dos ladrões. No versículo em estudo, o Senhor trata das riquezas espirituais escondidas em Cristo, e delas o diabo nada sabia quando era o querubim da guarda (Is 14.12-18; Ez 28.12-19). Jesus o venceu na casa dele!
Somos os herdeiros dessas dádivas eternas e encobertas, pois o Filho morreu para nossa salvação e posse delas. A Bíblia fala sobre elas: As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei (Dt 29.29). Creia!
Deus é absoluto no Universo. Quando formos para os Céus, receberemos essas riquezas. Ele é o Senhor, e, antes dEle, nenhum deus se formou nem se formará. Quando vivermos toda a realidade do Altíssimo, experimentaremos mais de perto e confirmaremos com alegria que o nosso Criador e Pai, verdadeiramente, é o Senhor de tudo (Is 43.10). Como será lindo estar na Glória!
Ele é o Deus de Israel, do homem Jacó, o qual teve uma fé pura e forte, a fim de lutar com o Senhor, a noite inteira, de modo incrível (Gn 32.22-32). A desproporção entre eles era grande. O filho de Isaque e Rebeca era homem e, do outro lado, estava Jesus na Sua forma eterna de Filho. No entanto, Jacó não desistiu, mas prevaleceu. O próprio Anjo disse que o patriarca lutou com Deus (Gn 32.28). Em minha opinião, o Senhor deu forças para ele não desanimar e, ao mesmo tempo, provou-o até o limite de um ser humano.
O Altíssimo prometeu dar a Ciro os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, e o fez, porque ele era um tipo de Cristo. A tomada do grande palácio da Babilônia, o qual tinha cem portas de bronze, foi mais fácil do que se esperava. Por causa de um barulho vindo de fora, o rei autorizou que verificassem a situação. Imprudentemente, abriram as portas, e dois grupos de soldados precipitaram sob o comando de Gobrias e Gadatis, entraram e executaram o rei.
Estando bem com Deus, o homem é preparado para assumir o que lhe for requerido. Seja prudente sempre! Se andar nos caminhos do Senhor, você e o seu povo serão guiados em triunfo. Imagine como o rei Belsazar deve ter se perturbado com o dedo que escreveu na parede! Daniel interpretou tal escritura, e, naquela noite, o rei foi morto (Dn 5.13-30).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do Céu e da Terra! O império babilônico parecia invencível, mas para Ti isso não existe. De modo simples, os soldados persas entraram no palácio e deram fim a um reino que levou o Teu povo para ser escravo!
Tu havias prometido a Ciro fazer a obra, mas, quando ele chegou, os seus comandados já tinham feito justiça ao reino que dominava com mão de ferro. A profecia escrita teve os seus caracteres interpretados por Daniel, e, naquela mesma noite, o rei foi aniquilado!
Que entendamos o Teu plano, a fim de não atrapalharmos a Tua obra! Nos longínquos lugares, Tu moverás o Teu poder para dares fim ao que tens dito, por isso agradecemos. O homem do pecado virá, mas Jesus o desfará!