ongrace.com

> Mensagem de Hoje

30/12/2021 - SABEDORIA E PRUDÊNCIA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.  Oseias 14.9

Ouça a mensagem

Sem a sabedoria do Altíssimo, ninguém consegue agradar a Ele. O diabo e seus demônios estão sempre nos oferecendo o que não presta, atraindo a quem não vive na presença divina. Aqueles que caíram em pecado nos dias bíblicos em nada diferem de quem se desvia hoje. Só quem guarda os mandamentos – é nesse fato que a sabedoria é dada ao homem – tem condições de vencer as provações, as quais, sem dúvida, chegarão até ele (Tg 1.2-7). Creia na Palavra e viva!

Além da sabedoria, precisamos da prudência. Logo após a derrota dos filisteus na vitória obtida sobre Golias, o rei Saul tomou Davi e não lhe permitiu que voltasse à casa de seu pai. O rei enviava o jovem para onde havia problemas, e este se conduzia com prudência (1 Sm 18.5). Ora, Davi sabia que não podia errar, por isso nunca se entregou aos elogios do povo. Se Deus usar você, jamais opte pela vanglória, mas dê ao Senhor o louvor daquilo que Ele o permite fazer.

A prudência guardou o pastor de ovelhas. Sendo enviado por Saul para dar solução aos problemas, Davi precisava saber se portar com sabedoria, prudentemente, para a glória não lhe subir à cabeça. Todo o povo o aceitava, e as mulheres cantavam que Saul ferira mil e ele dez mil, mas isso não devia tomar a sua mente. Logo, o rei se sentiu humilhado diante do filho de Jessé e passou a tê-lo em suspeita (1 Sm 18.6-9). Seja sempre servo do Senhor e não o senhor!

As veredas de Deus são retas, não comportam traição aos líderes nem abuso dos liderados. Viva continuamente aos pés do Salvador! Quem se deixar levar por elogios, bajulações ou desejos que surgem durante a caminhada cairá nas armadilhas do diabo (Pv 16.18). Uma coisa é ficar de pé e outra é manter-se assim. Para isso, é preciso procurar as direções do Senhor encontradas nas Escrituras (1 Co 10.12). O salvo deve se manter salvo o tempo todo, para não fraquejar na fé.

Os caminhos do Senhor estão nas páginas da Bíblia e foram colocados ali para o justo ficar alerta, a fim de não cair nas mentiras do diabo (Sl 1.1-3). Um exemplo é jamais se esquecer da mulher da sua mocidade: E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade (Ml 2.15)

Nesse ponto, o diabo consegue enganar muitos a ponto de acharem que, por serem usados pelo Senhor, precisam de alguém à altura deles. Pobres coitados! Eles agem como o profeta novo, o qual foi enganado pelo profeta velho (1 Rs 13). Quem desobedece à Palavra de Deus não obterá sucesso em sua trajetória de fé, pois assina a própria derrota. O servo do Senhor tem de ser fiel até a morte, ou não receberá a santa coroa da vida (Ap 2.10).

Quem não consegue andar nos retos caminhos do Senhor prova que não é justo, e sim transgressor. O justo olha fixamente para Jesus e se esforça, dia após dia, para não entristecê-Lo. Com isso, recebe mais dEle (Hb 12.1,2). Vigiar e orar só fazem bem!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus, nosso Senhor! Queremos estar aos pés de Cristo, como Maria, que escolheu a melhor parte. Livra-nos de nós mesmos, dos anseios da nossa carne e dos enganos do reino das trevas. Assim como ocorreu com Davi, também ocorrerá conosco!

A glória e o louvor do que operares por nosso intermédio pertencem a Ti. Pai, ajuda-nos a não nos desviar do Teu propósito. Não desejamos ser donos do nosso ministério, nem dar ao inimigo lugar em nós. Usa-nos para a Tua glória e protege-nos do mal!

Necessitamos de sabedoria e prudência. Assim, permaneceremos firmes em nossa caminhada. Tu és o nosso Salvador e Senhor, e o Teu plano é a direção maior, a qual norteará as nossas decisões. Acertaremos o alvo com o Teu auxílio!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração