Os perdidos não terão desculpas no Dia do Juízo, porque o Senhor lhes ensina o que é bom, dando-lhes as oportunidades para conhecê-Lo. A decisão do rei da Assíria prova que ele sabia que só o Senhor é Deus, pois não mandou espancar o povo nem procurou matar os leões. Ele ordenou que fosse enviado um sacerdote para ensinar às pessoas como proceder, a fim de livrá-las da fúria daqueles animais selvagens. O Senhor cuida!
Eis um fato: quem entra em contato com o povo de Deus percebe a diferença entre o Altíssimo e os falsos deuses. Ora, só o Senhor pode dar ao necessitado a solução verdadeira. A Bíblia informa por que muitos não se entregam a Deus: E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (Jo 3.19). Examine-se e seja salvo agora!
A decisão do monarca assírio servia também para ele; porém, mesmo descobrindo a Verdade, não fez uso dela. Aqueles que agirem assim enfrentarão um maior rigor no Juízo do que os outros, porque o Todo-Poderoso os iluminou, mas eles resistiram e deixaram de assegurar a vida eterna junto do Pai. Procure se acertar com o verdadeiro Deus, enquanto você tem condições de decidir se quer ser feliz para sempre (Is 55.6). A hora é essa!
O potentado da Assíria sabia que esse era o caminho, pois ordenou que um sacerdote do Deus daquela terra fosse enviado a Samaria. Ora, se não fosse, o escolhido enfrentaria o furor do rei. Imagine como o Altíssimo ficará furioso com quem se recusar a fazer a vontade dEle! Muitos se desculpam dizendo que estão muito bem onde se encontram. Sem dúvida, a pessoa obediente estará melhor aqui e também na eternidade.
O sacerdote teria de habitar lá. Isso mostra que não podemos ir para o campo missionário e continuar morando onde achamos aprazível. Não podemos deixar de amar e orar pela terra para onde fomos enviados, a fim de cumprirmos a vontade divina. Os servos fiéis seguem as orientações do Rei e têm prazer nisso: E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).
Quando os israelitas chegaram a Canaã, Moisés lhes prescreveu o modo correto e produtivo de viverem bem naquele local que manava leite e mel, dando-lhes promessas e obrigações. Procure conhecer as promessas de Deus feitas a quem O ama, bem como os deveres indicados por Ele para obtermos sucesso no Evangelho, a verdadeira Terra da Promessa. Assim, você será bem-sucedido!
Além de morar onde foi designado, o sacerdote teria de ensinar a maneira de as pessoas servirem ao Senhor. Ele não realizaria somente os cultos, mas também dedicaria seu tempo ao povo, instruindo-o a proceder corretamente dentro da doutrina do verdadeiro Deus. Nesse ponto, o rei assírio foi sábio!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus das perfeitas orientações! Não podemos deixar de observar as Tuas orientações, pois, sendo o Senhor, Tu sabes o modo correto de agir na Tua casa, a fim de cumprirmos o Teu propósito!
Temos uma infinita lista de promessas para reivindicar, para que sejas glorificado em nós! Assim, mostraremos que todos têm o direito de desfrutar da Tua graça. Somos gratos por tudo o que tens feito em nosso favor!
Aceitamos o que tens realizado para o nosso bem agora e na eternidade. Agradecemos porque Tu nos chamaste para seguirmos as Tuas ordenanças. Com o Teu auxílio, seremos bênçãos para a humanidade. Amém!