ongrace.com

> Mensagem de Hoje

13/06/2022 - SE FORDES COMO NÓS

  • Envie por Email
  • Imprimir
Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós, que se circuncide todo macho entre vós. Gênesis 34.15

Ouça a mensagem

Havia uma condição para a proposta dos heveus ser aceita na família de Jacó: eles teriam de ser circuncidados. Ora, a circuncisão era um mandamento do Senhor destinado à descendência de Abraão. Este passou por esse procedimento junto com Ismael, seu filho com a concubina Agar e todos os seus servos comprados ou nascidos na sua casa (Gn 17.23-26). Ele e Ismael foram circuncidados no mesmo dia. Mas e os heveus?

Bem, o povo de Siquém não podia ser circuncidado, porque não era participante da Aliança, a menos que seus habitantes se tornassem servos de Jacó, mas esse não era o caso. Os heveus perderiam a sua terra para a casa de Jacó. A circuncisão física sugerida nada significava para eles. Os irmãos de Diná usaram de fingimento para com os heveus; assim, o plano de vingança seria colocado em prática. Veremos isso a partir da mensagem Mestre na negociação. 

Provavelmente, o abuso sofrido por Diná tenha sido a mais difícil situação que o patriarca dos hebreus enfrentou. Na vida, também passamos por situações que jamais esperávamos ocorrer conosco. Porém, Deus nos instrui no caminho a ser trilhado e nos guia com Seus olhos (Sl 32.8). Nunca se desespere com as notícias ruins, mas veja a saída que será dada.

Vendo a insistência de Hamor e Siquém em querer juntar as suas famílias e se tornarem um só povo, os filhos do patriarca armaram um álibi. Assim, ganhariam tempo e planejariam a retaliação. Eles sabiam que era errado aceitar a ideia de Hamor e seu filho, e a consideraram ridícula em toda a sua extensão. Eles jamais desapontariam o Senhor, unindo-se àquele povo, cuja terra, um dia, possuiriam por herança.

Imagine o que sentiu Davi ao ver Amnom, seu filho, ser morto por Absalão, outro filho que vingou o estupro de Tamar, sua irmã. O rei deve ter ficado paralisado, mas se lembrou do aviso do profeta Natã: Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher (2 Sm 12.10). Valeu a pena ter possuído Bate-Seba?

Depois desse homicídio, Davi presenciou Absalão tomar-lhe o reino, teve de fugir às pressas e ainda viu cumprida mais um pouco da sentença de Natã: Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol (2 Sm 12.11). Absalão fez tudo isso (2 Sm 16.22). Onde há pecado, sempre há derrota!

Será que havia pecado em Jacó? A Bíblia não diz isso; porém, mais à frente, ele recebeu a revelação de algo que mudou a vida dele e a dos filhos. Procure viver na presença do Senhor; desse modo, na sua casa, só haverá situações favoráveis. Eis a promessa: cumprindo os preceitos divinos, você e sua família serão protegidos (Sl 91.10)

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor, nosso Consolador! O homem só ficará guardado das armadilhas do inimigo, se viver perto de Ti. Onde houver porta aberta, o maligno entrará e agirá. Queremos andar de cabeça erguida diante de Ti, respeitando a Tua Palavra sempre!

O triste fato ocorrido com Diná mostra que o diabo não perde tempo, e é mais perigoso do que pensamos. Mas, se estivermos na Tua presença, Tu hás de nos proteger. Obrigado, pois Tu nos perdoas e nos dás vida!

Queremos viver sob a Tua proteção! Concede-nos entendimento para ficarmos livres dos perigos e das más pessoas disfarçadas de ovelhas e são usadas pelo adversário para nos desvirtuar. Ajuda-nos, Pai!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

O que o senhor me fala de: AGOSTINHO, INACIO DE ANTIOQUIA, DIDAQUE, JUSTINO? Pode a igreja católica ser considerada a igreja primitiva? Onde existem bases bíblicas? Sei que...

Discutir religião só dá em briga e mal-estar. Todas têm virtudes e defeitos, inclusive o cristianismo. É por isso que o vital é ser seguidor do Senhor Jesus, vivendo na...

»VEJA MAIS