O Senhor é um estrategista de primeira categoria. Além de conhecer tudo por nos ter criado, Ele sabe até que ponto resistiremos como convém. Outro fato importante é que, onde Deus nos enviar, haverá obras a serem feitas. Por isso, ao ter seu coração tocado pelo Espírito Santo, coloque-se a caminho, confiando somente que o amor e o poder divinos irão guardá-lo. O Pai abrirá portas onde parecer impossível.
A inspiração de Davi estava correta, porque, se ele afrouxasse no serviço a Deus, o rei Saul iria encontrá-lo e matá-lo. Certamente, havia outras coisas que Davi sabia e outras a serem reveladas a ele na terra dos filisteus, arqui-inimigos de Israel. Como ele sentiu que a ideia vinha do Senhor, não pensou duas vezes e preparou os homens que estavam ao seu lado, para que não houvesse rebeldia nem deserção. Todos ficaram ao seu lado!
De uma hora para outra, aquele que havia derrotado Golias, o maior herói dos filisteus, havia entrado no país dele para pedir asilo. Ora, quando Deus envia, Ele faz o necessário. Por isso, Davi encontrou ali boa acolhida com o maioral de Gate. A fama do Deus de Israel era conhecida daquele povo, desde o tempo em que Sansão usara a força divina e envergonhara seus adversários muitas vezes. Agora, Davi e seu pequeno exército lá estavam.
Muitas vezes, somos cabeças-duras e resistimos a certas direções de Deus e, com isso, perdemos muito. Se Davi não respeitasse a direção do Senhor, nem se daria ao trabalho de ir até o inimigo; afinal, poderia ser preso e morto. Ora, quando o Altíssimo fala, não há por que duvidar das Suas palavras ou recusá-las, porque a obra já está feita. O Todo-Poderoso cuida de antemão de todas as situações; portanto, sempre obedeça a Ele.
Se a missão é destinada a uma pessoa, ela se estende à família ou ao grupo. Os homens de Davi o seguiam em todos os lugares, formando uma equipe de Deus. Da mesma maneira, aonde fosse, Jesus era acompanhado por um grupo de senhoras. Esses são exemplos a serem imitados, a fim de que a obra se expanda. Quando os chamados estão ao nosso lado, eles aprendem a cumprir o comando do Pai.
Era difícil sustentar aqueles homens e os seus, porém, com a graça de Deus sobre Davi, aquilo era possível. Para ele, ordem recebida era ordem executada. Por isso, com 600 homens, ele se dirigiu até o rei de Gate. Alguém pode dizer que, agora, estavam sob as ordens do rei filisteu, mas eu não diria isso, porque, para eles estarem lá, era por mandado divino, e o Senhor os guardaria.
Não se chateie se o Altíssimo colocar você para trabalhar em um local que não seja a sua escolha. Converse com o Senhor e deixe-O guiá-lo como deseja. No final, você sairá de cabeça erguida, levantando a bandeira da vitória. Por ter sido guiado por Deus, Davi e seus soldados cumpririam na terra dos filisteus uma nobre missão em favor do seu povo. É o que veremos.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, nosso Estrategista! Quem diria que, de uma hora para a outra, Tu falarias a Davi que fosse a Aquis, rei filisteu, para que Saul não pusesse as mãos sobre ele e sua tropa? Tu tinhas mais para eles fazerem em prol do Teu santo povo.
Muitas vezes, conosco acontece algo semelhante. Quando nos damos conta, nem imaginamos o quanto foi necessário fazer coisas que rejeitaríamos de pronto se não viessem de Ti. É bom confiar em Ti continuamente, deixando-Te nos conduzir.
Para não tropeçarmos na vida, desejamos Te amar e servir. Assim, também seremos amados por Ti. Aonde nos enviares, cumpriremos as Tuas orientações. Que a Tua vontade seja feita em nossa vida. Nós Te louvamos e agradecemos!