Há muitas coisas que Jesus deseja nos falar, mas somos como Marta, que se aborreceu ao ver Maria, sua irmã, assentada aos pés de Cristo ouvindo Seus ensinamentos, e reclamou dela com o Salvador (Lc 10.38-42). Devemos viver no verdadeiro Caminho; assim, jamais seremos confundidos no último Dia nem seremos enviados para o lago de fogo: Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados (2 Pe 2.9). Creia!
Davi foi um dos homens mais iluminados da Bíblia. Ele se entregou ao Pai e recebeu instruções que o fizeram bom em tudo, inclusive para compor os Salmos, os quais contêm consolações, ensinos e profecias. Davi atuou como adorador e guerreiro de suma capacidade e, por fim, foi merecedor deste elogio do Senhor, feito a quem persevera na fé: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).
Dos lábios de Davi saíram palavras que, ainda hoje, despertam o nosso desejo de nos dedicarmos ao Altíssimo, cumprindo aquilo que Ele planejou. Esse rei falou à congregação sobre Salomão, o qual fora escolhido por Deus para sucedê-lo. Ele não deixou dúvida em seus outros filhos. Desse modo, eles não criariam problemas para o novo governante, como guerras ou traições. Precisamos ser bons servos em tudo!
Lembre-se: haverá o tribunal de Cristo, onde prestaremos contas das nossas obras: Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo (Rm 14.10). Nessa ocasião, seremos julgados pelo que fizemos no dia a dia. Então, nunca tome a decisão que lhe agrada, e sim a que Deus tem apontado. Saiba que os mentirosos sofrerão a segunda morte (Ap 21.8).
Davi falou que Salomão ainda era moço e tenro, por isso a congregação deveria ter paciência, a fim de que ele amadurecesse para exercer o cargo de rei e pastor de Israel. Isso era muito importante e de grande responsabilidade. Como ser pastor de uma igreja pequena ou grande? Veja, sua família é sua congregação, e seus filhos, sendo ainda imaturos, precisam da ajuda de todos.
Servir a Deus é uma das coisas mais difíceis, pois quem deseja fazer isso de modo irrepreensível tem de se esforçar na Palavra e na oração, para que os desejos inatos não o desviem do Caminho nem o corrompam. Não se pode trazer vergonha ao Corpo de Cristo. Jesus disse: Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18.7). Vigie!
Assim como o palácio construído por Salomão não era uma edificação para o homem, e sim para Deus, a obra do Senhor destina-se a pessoas que atuarão como deuses (Jo 10.34-36). Portanto, sejamos racionais e, ao mesmo tempo, busquemos a iluminação da Palavra. A seara é realmente grande (Mt 9.37)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus amado! Que responsabilidade pesa sobre nós! Fazer a Tua obra é o nosso maior desafio. Temos de crer em Jesus para fazermos tudo conforme Te agradas. Logo, precisamos Te pedir que nos ajudes sempre!
Assim como Davi confessou à congregação que a escolha de Salomão veio de Ti, embora o jovem fosse imaturo, confessamos que necessitamos do Teu socorro. Não queremos pecar nem deixar de fazer o bem às pessoas. Contigo, conseguiremos!
Sendo guiados pelo Teu poder, caminhamos sob as Tuas mãos! Nós nos curvamos diante de Ti e clamamos pelo imprescindível entendimento para terminarmos a missão. No final, diremos: “Travamos o bom combate, guardamos a fé e esperamos a coroa da justiça!”.