ongrace.com

> Mensagem de Hoje

14/06/2022 - SEREMOS UM SÓ POVO

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um só povo.  Gênesis 34.16

Ouça a mensagem

Era tudo o que Siquém queria: ficar com Diná e a família de Jacó aos seus pés. A seguir, viriam as exigências dos heveus. José, filho de Jacó, agradou a Faraó por sua sabedoria e unção em relação à fome que assolaria o Egito (Gn 41.27,28). Hamor e Siquém se surpreenderam, pois tudo estava encaminhando como eles haviam planejado. Em pouco tempo, escravizariam Jacó e os filhos. Completo engano!

O plano estava em pleno andamento, por isso os heveus sequer podiam pensar no que veriam logo. Só havia um problema, mas, se todos passassem pela circuncisão, a proposta que fizeram seria aceita. Ora, a circuncisão dos hebreus era um mandamento divino e um sinal externo de algo importante feito no interior dos judeus e, certamente, não serviria para dar um arranjo na consciência de Siquém, casando-se com Diná. Algo sério aconteceria!

Parecia que tudo estava se encaixando. Se os outros homens heveus concordassem com a circuncisão, após cada um ficar curado, eles fariam a festa. No entanto, o Senhor permitiria isso, ou impediria que o Seu povo se misturasse com as pessoas que perderam o temor a Deus? A tragédia do Dilúvio já havia sido apagada das suas mentes, com isso todos voltaram a pecar como era antes da inundação mundial, quando se salvaram oito vidas (1 Pe 3.20).

Uma coisa fica clara em toda a História do mundo: as pessoas se esquecem com rapidez da dor que sentiram devido a um fato grave que causou a morte da humanidade, menos de Noé, sua mulher, três filhos e as esposas destes. Eles não aprenderam a lição com seus pais. Afinal, toda a humanidade veio dos três filhos de Noé, que, sem dúvida, comentavam isso com os seus descendentes. Hoje, ninguém se prepara para a volta de Jesus. E o que farão?

Naqueles dias, o assunto entre os heveus era a bênção vinda dos filhos de Jacó: fazerem parte do povo de Israel. Não faltaram planos para a mistura que ocorreria e prometia muito. Deus nada faria para que o Seu plano de redenção do homem continuasse, ou aquilo não daria certo? Era questão de tempo e seria revelada a verdadeira razão da oferta feita pela família de Jacó, a qual agradou em cheio a Siquém e a seu pai!

Tudo parecia bem, mas, como dizem as Escrituras, a resposta tem de vir do Senhor. O homem faz planos, emprega o seu dinheiro e se prepara de todo jeito, porém o melhor acontece quando ele deixa Deus agir (Pv 16.1). Por causa de uma mulher, toda a população masculina daquele lugar sofreria a dor da circuncisão, mas que importância a filha de Jacó tinha para sofrer toda a dor de ter sido violada? Eles aceitaram serem circuncidados por amor a Siquém, porém não sabiam o que os aguardava.

A ideia dos filhos de Jacó fez os heveus sorrirem, porque os hebreus dariam suas filhas, e eles, as suas; assim, todas as famílias seriam beneficiadas. O Senhor declara: Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jr 29.11). Jacó sabia o que Deus pensava!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus de Aliança! Teria sido bom se os filhos de Jacó tivessem Te dado atenção, quando disseram que dariam suas filhas aos heveus. Mas, como era contra a Tua vontade, tratava-se de um ardil para levar o príncipe da terra à condenação, pois suas ações foram movidas pela carne!

Entendemos somente os assuntos do homem; os Teus só compreendemos com a Tua ajuda. O jovem desmiolado agora sorria diante da proposta da família de Jacó. Siquém não sabia que a sua maldade seria vingada em pouco tempo. Pai, desperta os perdidos!

Nenhum ímpio entende o Teu propósito, se não for visitado por Ti. Naquele tempo, as atitudes do homem não melhoravam a vida; as pessoas só obteriam sucesso se Te conhecessem. A paixão de Siquém começou errado, por isso ele nunca poderia ser perdoado!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Gostaria de saber, se em Cantares de Salomão, que fala muito em esposa e esposo, está dizendo no sentindo espiritual entre a igreja e o...

Sim. O livro de Cantares é uma alegoria do relacionamento entre a Noiva, que é a Igreja e o Noivo, o Senhor Jesus. Agora, isso não significa que seus ensinamentos não...

»VEJA MAIS