Esse Salmo começa com Davi orientando a sua alma a bendizer o Senhor. Isso será bênção aos que agirem assim hoje. Sendo Ele o Criador, nada mais lógico do que os seres planejados por Ele bendizerem o Seu majestoso Nome. Esse louvor nos promove espiritualmente. Quando precisarmos de ajuda, por estarmos em comunhão com o Senhor, poderemos utilizar o Seu Nome para sermos libertos (Lc 10.19).
A função dos anjos do Altíssimo é cumprir as ordens do Céu. Ao entendermos a vontade divina, determinaremos, e a revelação será realizada. Nunca devemos ordenar aos anjos que façam isso. Eles não obedecerão. Mas, ao determinarmos o cumprimento do que nos foi mostrado nas Escrituras, eles farão a parte deles. Ao darmos voz ao que nos foi apresentado nelas, o poder de Deus entra em ação e faz a obra!
Um dia, Josué estava em uma batalha contra os amorreus, e Israel ganhava. Porém, o Sol já iria se pôr, e o inimigo se reagruparia durante a noite; então, ele orou a Deus e determinou o que ninguém havia feito ainda: Sol, detém-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom (Js 10.12b). A voz que deu à Palavra foi honrada!
O mesmo deve ser feito sempre que necessitarmos do Pai celestial. Primeiro, meditando na Palavra, depois orando para nos certificarmos de que aquela é a vontade de Deus e, em seguida, dando ordens para a obra ser cumprida. Somos os executores do propósito do Senhor. Viva preparado para colocá-lo em prática! Os que se aprontam para as pelejas triunfarão na hora da tribulação (Sl 46.1). O Senhor é fiel!
Abraão ouviu que Ló, seu sobrinho, havia sido levado cativo com sua família pelos reis que venceram os monarcas de Sodoma, Gomorra e demais cidades da redondeza. Então, o patriarca preparou 318 servos nascidos em sua casa e os levou para derrotar o inimigo. Isso nos ensina que cada promessa tem os seus servos à nossa disposição, por isso tomemos posse das bênçãos.
Os anjos acatarão as ordens do Alto; logo, retire qualquer pecado que queira aninhar-se em seu coração. Assim, a sua determinação terá êxito. Após ter orado, rejeite qualquer dúvida para a voz dada à Palavra permanecer: Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, de sorte que destruísse a obra das tuas mãos? (Ec 5.6). Vigie e vença!
Como vimos, Deus fez os Seus anjos magníficos em poder. Jamais julgue a operação deles pelo que você pensa, e sim pelo que o Altíssimo diz. O maligno, certamente, perderá a luta, se você se estabelecer na Palavra do Todo-Poderoso. Seja um parceiro do Senhor, indo com Ele até o fim (Lc 9.62). Quem confiar em Jesus nunca desconfiará da lealdade dEle!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor bendito eternamente! Temos de aprender a viver diante de Ti, seguindo a Tua diretriz sem duvidar. Desse modo, seremos os únicos beneficiados. As pessoas olharão para nós, irão se inspirar e serão bem-sucedidas. Essa é a Tua vontade para todos!
Somos gratos a Ti, porque nos mostras que os Teus anjos são magníficos em poder. Faremos o que nos ensinas. Antecipadamente, louvaremos o Teu santo Nome. Ouvindo a Tua Palavra, podemos determinar a bênção e tê-la como garantia!
Nada de tentarmos conversar com os anjos na oração. Devemos, sim, crer no que Tu dizes e, então, determinar aquilo de que precisamos, e eles executarão a obra. Os anjos cumprem as Tuas ordenanças, e queremos fazer isso também!