Provocar Deus à ira foi a suprema insensatez do povo de Judá, que se deixou levar pelo erro e não se arrependeu a tempo de evitar que a paciência divina se esgotasse. Cuide para isso jamais acontecer com você. O Senhor não poderá fazer outra coisa a não ser abandoná-lo, e, assim, o seu futuro será duro, comprometido e triste (Is 59.1,2). O Altíssimo plantou você na salvação, a fim de que a sua vida fosse um exemplo para os perdidos. Reaja e volte-se a Ele!
Saul, o primeiro rei de Israel, deixou a presença de Deus, que o tornaria um bom monarca. Então, viu o Altíssimo escolher Davi para sucedê-lo. A má atitude de Saul foi a sua ruína (1 Sm 15.23 e 16.1). Não importa a quem o Senhor resolveu usar; na certa, Ele tem outras missões preparadas para você. Ore e busque conhecer o plano para a sua vida. Deus escreveu tudo a respeito de todos na santa Bíblia (Sl 139.15,16). Se procurar a direção certa, irá encontrá-la e bem feliz será!
Muitos salvos se cansam de andar no bom caminho e, ao serem tentados pelo diabo para fazer o mesmo que os perdidos fazem, sequer se lembram de orar por misericórdia para não trair o Senhor. Quando vier o Julgamento, serão arrolados com quem não tem fé em Deus nem respeito pelo propósito divino. Quem peca e se considera inocente mente, pois, após o erro, vem a convicção do Santo Espírito de que você não agiu bem (1 Jo 1.6,8). Seja honesto e será bem-sucedido!
A tentação sempre é bem elaborada por Satanás, o qual usa todos os argumentos para fazer o salvo entrar pela porta larga, onde tudo é permitido e “bonito”. Porém, ao ver a justiça de Deus agir contra ele, irá se desesperar (Mt 7.13). Ora, o arrependimento é a única saída para escapar da perdição. Tendo pecado, você se encontra nas mãos do diabo. Peça perdão no minuto seguinte ao ato e nunca volte mais a praticá-lo (1 Jo 1.9).
Deus planta como boa oliveira quem se converte e confessa as suas transgressões. Já nos braços de Jesus, essa pessoa deve ser uma bênção. Porém, se der ouvidos às tentações que vêm sobre todos – afinal, até o Filho de Deus foi tentado –, ela se esquecerá da Palavra e dará o sim ao diabo. Aqueles que pecaram precisam se arrepender e abrir o seu coração. Assim, serão perdoados e restaurados ao Reino da Felicidade. Examine-se!
Aquele que salva e chama os Seus de oliveiras verdes (Jr 11.16) também pronuncia o mal contra quem não vigia nem ora, pois Ele não pode tolerar a traição de muitos. Jamais caia na armadilha do diabo, nem se justifique dizendo que algo fez você deixar de vigiar. Não tente fazer com que o erro seja aceito, mas deixe-o enquanto é tempo de se acertar com o Altíssimo. O destino dos impenitentes é seríssimo. Vigie!
Por que queimar incenso ao senhor da promiscuidade, ver filmes imorais, pensar coisas más e pecaminosas? Chegará o dia em que muitos se desesperarão diante das próprias atitudes erradas, as quais os levarão à perdição. Agora é o tempo certo para se arrepender. Faça isso já!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da salvação! Que o Teu povo hoje nunca receba o Teu castigo, pois será o dia mais triste para quem já provou o Teu amor, rendendo-se a Ti e fazendo o que Te agrada. Tu nos plantaste como oliveiras verdes para produzirmos o santo e precioso óleo!
Ajuda-nos a nunca Te abandonar, pois isso Tu nunca farás conosco. O mesmo é o que desejamos fazer com a nossa vida. Não podemos ceder ao pecado, e sim viver diante de Ti com amor e dedicação cada vez mais!
Quanto a Te provocar a ira, o povo de Judá cometeu tamanho erro. Deus, guarda-nos! Assim, jamais seguiremos o caminho que termina no abismo sem fundo. Tu és nosso Pai e Amigo de verdade. Que sempre sejamos fiéis e leais a Ti, para nunca entristecer o Teu santo coração!