O capítulo 8 do livro de Deuteronômio traz uma série de lições preciosíssimas para os salvos. Os israelitas foram levados à Canaã natural, a terra física que Deus lhes prometera dar. Nós estamos sendo levados ao Evangelho, a verdadeira Terra da Promessa. É sábio não duvidar da capacidade do nosso Deus em nos conduzir e nos plantar na verdadeira terra, na qual jamais teremos falta de coisa alguma.
A primeira exortação do Senhor era para que guardassem os mandamentos, a fim de que vivessem, entrassem, possuíssem a terra, a qual havia sido prometida aos seus pais, e lá se multiplicassem. E nós, portanto, devemos agir da mesma forma com o Evangelho, a fim de vivermos, entrarmos, possuirmos a “terra” que Jesus conquistou para nós e nos multiplicarmos. Há muita coisa boa para você desfrutar, e tudo isso lhe será revelado pelas Escrituras.
Não se surpreenda com as tentações que vêm ao seu coração, pois elas são parte do ensinamento e da prova pelos quais o Senhor permite que você passe. Quem cai nas tentações desiste de caminhar ao lado do Pai por causa dos problemas que tem enfrentado; com isso, rebela-se contra as ordens dos Céus. Alguns olham para trás e desejam a cebola e o alho do Egito (Nm 11.5), e estes não são aptos para entrar no Reino de Deus. No entanto, é com paciência que você ganhará a alma dessas pessoas.
Muitas vezes, somos humilhados pelos nossos próprios irmãos. Alguns até se excedem em nos perseguir e dizem mentiras sobre nós. Isso deve ser motivo de regozijo, pois o nosso galardão é grande (Lc 6.35). Se você sente fome da Verdade e da manifestação da justiça divina, creia que Deus é a sua Proteção, e, quando o teste passar, Ele irá recompensá-lo com muitas bênçãos.
Quando você se converteu, tudo era felicidade, não é verdade? Hoje, porém, parece que as vestes de alegria com a qual o Senhor o vestira estão envelhecidas e, por isso, você já não tem mais prazer em ir à casa de Deus ou cumprir os mandamentos. Não aja dessa forma, pois foi por isso que os israelitas caminharam durante 40 anos no deserto. Volte-se para o Altíssimo, e a sua felicidade retornará.
Em vez de deixar que o seu coração fique magoado, Deus o orienta a confessar que Ele está disciplinando-o, porque é seu Pai. Não se insurja contra essa disciplina nem estenda as mãos para pegar aquilo que o Altíssimo não lhe deu. Ele é Seu Pai e sabe a hora exata em que você estará preparado para assumir o que Ele deseja conceder-lhe. Se você não fosse filho, Ele não teria tanto cuidado em lhe ensinar. Creia, e você há de ver a glória de Deus!
Por fim, guarde os mandamentos de Deus. Desse modo, você O temerá – respeitará – e andará nos Seus caminhos. O Senhor sabe preparar todos os Seus filhos para as grandes obras que os aguardam à frente. Não deixe jamais a mágoa, a ira, a murmuração e o rancor entrarem em seu coração.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus Altíssimo! Quase não somos ensinados a respeito do que o Evangelho tem para nós. Apesar de a Palavra falar que as coisas que ocorreram no Antigo Testamento eram figuras das que ocorrem agora, não temos prestado a devida atenção a essa verdade.
O povo de Israel caminhou durante 40 anos no deserto, porém Tu supriste as necessidades daquela gente. No entanto, tudo o que aconteceu com aquelas pessoas naquela longa caminhada consistia em lições preciosas, para que se humilhassem e aprendessem a servir a Ti de todo o coração.
Sabemos que, se os israelitas tivessem guardado os mandamentos, teriam aprendido a Te respeitar e andar em Teus caminhos. Ah, Senhor, é disso que precisamos! Portanto, ajuda-nos a cumprir as Tuas ordens, para, assim, aprendermos a Te respeitar e a proceder conforme Tu queres.