Davi usou a justiça de Deus para condenar quem o provocava, afirmando que o caminho do seu adversário seria tenebroso: cheio de trevas, sem claridade alguma. Isso ocorre com aqueles que são usados pelo diabo, a fim de fazer mal ao próximo, causando-lhe problemas. Jamais queira atrapalhar a vida de quem quer que seja, mas, sentindo que o motivo é prejudicar o outro, clame ao Senhor. Deus é o Único que sabe operar como convém e fará isso!
Jesus nos orientou a nunca julgar uma pessoa, dizendo: Não julgueis, para que não sejais julgados (Mt 7.1). Porém, a Palavra nos orienta a nos enchermos do Santo Espírito, pois Ele convence o mundo dos pecados. Então, distinguiremos o certo do errado e o bom do mau. O Mestre orienta: Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça (Jo 7.24). Estando cheio do Espírito, saberemos qual decisão tomar em cada situação.
Os que ainda não se converteram – e, portanto, continuam filhos das trevas – tomam atitudes ruins, porque não têm o Espírito de Deus. Quanto a nós, a Palavra diz: Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor (1 Co 4.5). É preciso ficar atento ao que lhe dizem ou fazem. Assim, você não pecará.
Enquanto estivermos no mundo, teremos aflições, como o próprio Senhor afirmou; porém, nada poderá nos separar do amor de Deus que está no Salvador e, portanto, em nós. As Escrituras declaram: Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm 8.39). Fique sempre na posição que Deus nos dá em Jesus e não se envolva com nada tenebroso.
A sociedade atual é igual às passadas, que queriam “pão e circo”, por isso há tanta coisa errada no mundo. A situação do homem piorará dia a dia, pois, afastando-se do Senhor, ele entrará para o reino das trevas. O mundo e o que nele há estão sendo preparados para o Julgamento final, no qual os elementos, ardendo, se fundirão (2 Pe 3.10-12). Isso parece loucura para quem vive na falsa liberdade. Cuide-se!
A nossa missão é meditar no que a Palavra fala sobre a obra de Jesus realizada em favor dos homens e arrebatar almas do fogo que será o destino eterno dos rebeldes, tirando-as do sistema tenebroso que virá sobre a face da Terra (Jd 23). A Bíblia nos orienta acerca dos acontecimentos vindouros: Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda (Ap 22.11). Vigie e ore!
O versículo que estamos estudando termina assim: E o anjo do SENHOR os persiga. Isso nos mostra que Deus está e estará no controle de todas as coisas. A única certeza que jamais será malograda é a fé que vem por ouvir a Palavra. Os homens vêm e vão, e os “salvadores” da pátria nunca resolverão os problemas que há no mundo, mas o Evangelho – as Boas-Novas do que Jesus fez pela humanidade – é a solução. Portanto, pregue a Palavra a tempo e fora de tempo (2 Tm 4.1,2)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da ação tenebrosa e escorregadia! Tu sabes o que o mundo verá, e nada do que o homem planejar será a solução, mesmo imbuído de boa vontade. Toda palavra que sair da Tua boca se confirmará!
A nossa salvação é real, desde que nos voltemos para Ti e façamos o bem. Aqueles que não se importam com as Tuas advertências chorarão ao ver que a mentira na qual creram os levará para o lago de fogo e enxofre. Misericórdia, Pai!
Temos de nos voltar para Ti, procurando conhecer e fazer a Tua santíssima vontade. Para o mundo, isso é loucura, mas para nós é a missão dada por Ti, a qual cumpriremos com todo o coração e toda a alma. Somos gratos porque nos chamaste para sermos membros do Teu Corpo. É um grande privilégio!