Após ensinar o que os israelitas podiam ou não fazer, o Senhor deu a seguinte promessa: E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades (Êx 23.25). Depois, o Altíssimo chamou Moisés ao monte, bem como Arão, Nadabe, Abiú e 70 dos anciãos de Israel. Ali, falou que eles deveriam se inclinar de longe e só Moisés chegaria até Ele (Êx 24.1,2). Essa reunião seria bem especial!
Moisés ia e vinha para contar as palavras do Senhor e todos os estatutos. O povo respondia a uma só voz, dizendo que fariam tudo o que ouviam (Êx 24.3). Prudente, aquele servo fiel escreveu as declarações de Deus, edificando um altar ao pé do monte e 12 monumentos, de acordo com as tribos do seu patriarca (v. 4). Agora, eis a pergunta: eles fizeram tudo conforme o Senhor lhes ordenara? Bem, no início sim, mas, com o passar dos dias, relaxaram e abandonaram o compromisso!
Na minha trajetória de salvo, começando aos seis anos de idade, vi muita gente fervorosa esfriar-se na fé e até se desviar do Caminho. Por que isso acontece? Essas pessoas perderam a fé ou simplesmente não estavam firmes no Senhor? As duas coisas podem ocorrer na igreja, pois nem sempre os indivíduos agem por fé, e sim movidos por alguma situação constrangedora na qual estiveram envolvidos. Como a vergonha é grande, preferem “dar um tempo”.
Sem dúvida, o diabo está por trás dos desvios, de qualquer semente de amargura, que, ao brotar, arrebentará até a rocha que pensa estar edificada (Hb 12.15). O simples ato de abandonar a congregação mostra que tal pessoa não entendeu o seu lugar na obra de Deus. Ao pensar equivocadamente que não é bem-vinda na igreja, ela volta a viver como antes (Hb 10.25). De início, ela se mostra triste, mas, depois, afunda no erro. Vigie!
Para permanecermos inabaláveis na fé, devemos ler a Bíblia e refletir em seus ensinos. Assim, aprenderemos de Jesus e saberemos qual é a Sua vontade. Se Ele mesmo disse que é manso e humilde de coração (Mt 11.29), ainda há tempo para nos arrependermos das nossas falhas e sermos perdoados. Por que deixar o diabo nos separar de Quem necessitaremos pela eternidade? Estamos a caminho do momento em que o Senhor separará os redimidos dos perdidos (Mt 25.31ss). Por isso, temos de estar salvos!
Os cristãos precisam estar prontos a cumprir a vontade do Pai, porém o diabo usa meios repugnantes, que afastam muitos da Verdade e os levam ao abismo. Quem conhece o que Deus preparou para sua vida nunca deixa ninguém colocar dúvidas em seu coração, e sim medita na Palavra continuamente e não se desvia nem para a direita ou esquerda (Sl 1.2; 119.105). Bom é caminhar no centro da vontade de Deus. Nós só perderemos se examinarmos as sugestões do mentiroso.
Esteja convicto do que Jesus declarou: E sereis aborrecidos por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo (Mc 13.13). Que o mundo nos odeie, minta a nosso respeito e nos considere um lixo! O que jamais pode acontecer é o Senhor nos olhar com desdém e dizer que não alcançamos o alvo. Esteja alerta!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor dos abençoados mandamentos! Não importa o que nos mandas fazer; a nossa salvação está garantida, basta perseverarmos até o fim. Assim, estaremos Contigo no Grande Dia. Agradecemos por nos ensinares a Te amar e fazer o que é santo diante de Ti!
Nos dias de Moisés, não havia câmeras, por isso ele ia e vinha da Tua presença para entregar ao povo as Tuas informações. Hoje, utilizamos recursos rápidos e melhores, a fim de transmitirmos o que a Tua boca diz. Somos gratos pelos meios de comunicação!
Quantas vezes Tu me usaste em uma palavra profética dirigida a alguém em desespero, que queria tirar a própria vida! Tu colocaste na minha boca a direção certa, e uma vida se salvou. Isso tudo ocorreu pelo Teu amor que não acaba. Obrigado, Pai!