ongrace.com

> Mensagem de Hoje

03/10/2023 - TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS

  • Envie por Email
  • Imprimir
E falou-lhes, dizendo: Voltais às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas vestes; reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos. Josué 22.8

Ouça a mensagem

Ao cumprir o prometido, depois de sete anos – provavelmente, o tempo que durou a guerra para ocupar Canaã –, as tribos que foram ajudar seus irmãos a se estabelecerem no lado ocidental do Jordão, deixando a família no lado oriental, voltaram com muitas riquezas às suas moradias. Elas receberam as terras de Seom, rei de Hesbom, e de Ogue, rei de Basã, os quais não deixaram o povo passar pelas suas terras e guerrearam contra Israel, mas foram derrotados (Nm 21.33-35)!

Moisés repartiu a terra conquistada pela maldade daqueles reis, pois o patriarca lhes havia escrito pedindo permissão para passar pelo território deles, avisando-lhes que pagaria as despesas causadas pelo povo ou pelo gado na plantação deles, e até os ressarciria pela água a ser consumida pelos judeus. As terras foram dadas às tribos de Rúben, Gade e metade da tribo de Manassés. Quem não é solícito para com os outros sofre as consequências de seus atos. Intentaram destruir o povo de Deus, mas foram destruídos!

Em determinado momento, tudo parecia estar bem, pelo menos aos olhos do comandante Josué. Então, ele avisou às duas tribos e meia, as quais foram socorrer seus irmãos, que era hora de voltar às suas tendas, para junto de seus familiares, e desfrutar da vida na nova terra. Um pequeno grupo tinha permanecido no arraial, a fim de tomar conta das mulheres, dos filhos e dos rebanhos, enquanto outros homens batalhavam para conquistar o pedaço deles. Esses serviam a Deus!

Pelo aspecto humano, os israelitas foram imprudentes. Se os que ficaram para proteger suas famílias tivessem de enfrentar o ataque inimigo, como teria sido? Não dariam conta! Porém, o Senhor guarda quem confia nEle. A peleja era do Altíssimo, e Ele não deixaria o adversário tocar neles. Na verdade, os israelitas não agiram irracionalmente, pois contavam com o seu Protetor. Depois, os homens voltaram da guerra, e tudo estava bem!

Precisamos aprender com eles. Se Deus nos enviar para batalhar pela evangelização em nações contrárias ao cristianismo, devemos ir e fazer a obra como Ele ensina. Não há nada a temer, mesmo deixando a família sozinha. Será que realmente cremos no Senhor? A nossa fé se assemelha à deles, ou não conseguimos confiar nas promessas e declarações do Altíssimo? Qual é a razão de não acreditar em Quem sempre confirmou a Sua Palavra?

Foram incontáveis as batalhas travadas para expulsar os povos de Canaã e, então, por ter cumprido o mandamento, Josué os liberou, instruindo-os a voltar com as riquezas amealhadas honestamente, segundo a lei do despojo vigente naquela época. Não houve da parte do comandante o menor desejo de abandonar tudo o que conquistaram lá. Eram a recompensa e o salário conquistados após arriscarem a vida diante de um perigo real.

Moisés os orientou a repartir com seus irmãos o despojo dos inimigos. Certamente, quem foi deixado para proteger os que ficaram também deveria receber igualmente. Afinal, deve-se dar a quem tomou conta da bagagem o mesmo concedido a quem lutou na frente de batalha até a vitória (1 Sm 30.24).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor amado! O princípio da equidade tem de beneficiar todos que fazem a Tua obra, como Josué orientou. Séculos depois, o rei Davi usou esse mesmo princípio para manter o que fora estabelecido. Tu és o nosso Mestre e nos ensinas a fazer o bem!

Repreendemos o espírito maligno que leva tantos à ganância, bem como induz a mentir, roubar e prejudicar os irmãos que Te servem. Só queremos o Teu senhorio sobre a nossa vida. Ajuda-nos a sermos fiéis!

Não importa a nossa posição. Tu nos colocas onde desejas, por isso jamais devemos querer ser tratados de maneira privilegiada. Somos servos igualmente guardados pelo Teu poder, por isso recusamos qualquer direção maligna. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

É com muito prazer missionário que lhe escrevo perguntando se uma pessoa da igreja da graça pode namorar com alguém de outra i evangelica? Muito obrigada missionário e...

A Igreja da Graça não é uma seita, mas um ramo do Corpo de Cristo. Todas as igrejas irmãs são consideradas igualmente, e seus membros bem-vindos. Quando um pastor...

»VEJA MAIS