ongrace.com

> Mensagem de Hoje

02/04/2023 - TRISTEZA SEGUNDO DEUS

  • Envie por Email
  • Imprimir
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7.10

Ouça a mensagem

Há dois tipos de tristeza: a que é segundo Deus e aquela segundo o mundo. De acordo com o apóstolo Paulo, a primeira opera o arrependimento no ímpio, para que alcance a salvação, da qual o homem precisa. Sem ela, a pessoa continuará no pecado e terá o suplício eterno como destino final. Já a segunda deve ser evitada por todos, porque ela traz a morte – a natureza de Satanás –, a pior possível, que encaminhará o condenado ao abismo sem fundo.

Como ocorre a tristeza segundo Deus? Jesus falou do Espírito Santo: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8). Quando alguém faz algo errado, a sua consciência dói – isso é o Santo Espírito convencendo-o do pecado cometido. Aquelas que são boas pessoas, sendo salvas em Jesus ou não, logo sentem remorso pelos seus atos ruins e não tornam a repetir o erro. Os salvos se arrependem, confessam seu pecado a Deus e também não mais voltam a praticá-lo.

O Espírito Santo está nas pessoas para lhes abrir os olhos, a fim de que não tomem atitudes que atestarão contra si mesmas no Juízo. Nos salvos, o convencimento do Santo Espírito os faz se arrependerem; o sentimento é muito forte dentro do seu coração, mesmo sem saber que aquilo era condenado pela Bíblia. Somente quando constatam tal proibição nas Escrituras, pedem perdão e vigiam para aquilo não acontecer mais.

Nenhum salvo se arrepende de ter sentido a tristeza segundo Deus em relação aos seus atos imprudentes, pois a sua alma ficou em paz após ter confessado e prometido não repeti-los. Há casos de cristãos que não vigiaram e voltaram a pecar, mas isso os atormentou a ponto de clamarem ao Espírito Santo por socorro, para não transgredirem novamente nem voltarem ao próprio vômito (Pv 26.11). Mas, infelizmente, muitos se desviam de vez (2 Pe 2.20-22).

Há uma boa notícia para quem está atolado na iniquidade: Deus não o abandonou, mas espera que ele volte ao bom juízo: O SENHOR sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos (Sl 145.14). Quão lindo é o nosso Pai! Ao pecar, a pessoa tem nEle o seu Sustentador; basta orar a Ele para voltar à comunhão com os demais irmãos, ser perdoada e subir com Jesus no arrebatamento da Igreja!

Já a tristeza conforme o mundo ocorre quando o Senhor “Se cansa” de dar oportunidades sem ser recebido por quem se afastou dEle, recusando-se a dar ouvidos à voz do Espírito Santo. Então, o mundo despreza tal pessoa, porque ela era de Deus, mas cedeu ao diabo e o seguiu conscientemente. Agora, tendo abandonado o Salvador, o mundo não dá a mínima para ela, e o que Satanás mais quer é que ela acabe com a própria vida. Essa pessoa está em grande tristeza!

Para quem está profundamente abatido, sem encontrar consolo para si, a Palavra garante que Deus é misericordioso e procura conceder a salvação aos perdidos. Porém, eles precisam pedir a ajuda do Altíssimo, a qual lhe será prestada o mais rápido possível. Cesse todo o erro, e o amor divino encherá o seu coração de alegria e paz (Hb 4.14-16). Renove sua parte na Aliança eterna!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor da Aliança eterna! É bom saber que sustentas aqueles que caem, por isso louvamos o Teu Nome! Ainda que haja alguém se sentindo abandonado por Ti, ele ora agora para voltar à Tua morada, de onde nunca deveria ter saído. Ajuda-o!

A tristeza de acordo com a visão do mundo quase matou essa pessoa. Na verdade, espiritualmente ela já está morta, mas o Teu amor levantará essa alma abatida. O pecado a arrasou, levando-a até o fundo do mar de sujeira. Agora, Tu a limpas, santificas e inocentas!

Quem se afasta da Tua presença recebe a Tua tristeza, aquela que não mata, mas dá vida para o bem de quem invoca o Nome de Jesus. Pai, atende tal vida, dando-lhe poder de se libertar do lamaçal em que vive. Ela é a Tua imagem e semelhança!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração