Foi só Jacó colocar os pés na estrada que os Céus se abriram para ele. O caminho era longo e perigoso, mas, como estava obedecendo ao mandado divino, ele não teria problemas, e sim veria as manifestações de Deus, que nunca o deixaria sozinho. Da mesma forma, isso acontece hoje com todos os obedientes ao Senhor. À medida que começam a fazer o que lhes é dito, o Pai Se manifesta a eles. O Altíssimo nunca fica de braços cruzados; Ele trabalha até agora.
Jacó caminhou até o sol se pôr, sem desperdiçar nenhum raio de luz. Por certo, ele não ficou reclamando da distância a percorrer, a fim de encontrar a esposa, mas estava feliz sob a bênção de seu pai, no que seria honrado sempre. Na verdade, ele já cumpria a palavra dada por Jesus tempos depois: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21). Há recompensa para os obedientes!
Esse servo do Senhor não ficou procurando lugar para se deitar; logo encontrou uma pedra para lhe servir de proteção e, então, inclinou a cabeça nela. Ter sempre uma rocha, uma promessa de Deus, para servir como cabeceira é uma ótima ideia. Na verdade, em todas as nossas ações – inclusive as mais simples, como dormir –, devemos estar sob a orientação do Altíssimo. Ao ser guiado por Ele, você se surpreenderá com o que lhe acontecerá de bom.
Procure nunca se deitar sem a direção do Alto nem estar onde você sabe que o Senhor não se encontra. Desde que Ele esteja dirigindo seus passos, por que tentar entender o que sucede durante a caminhada? Se Deus lhe pede algo, obedeça, pois é dando que se recebe. Os seus sonhos devem se curvar ante o plano dEle, o qual é maior, perfeito e nunca será desfeito. O segredo é amar a Deus; afinal, quem faz isso é amado por Ele.
Jacó sonhou com uma escada posta na terra, cujo topo tocava os Céus. Era o Senhor mostrando-lhe que o via e o guardava. Os detalhes do sonho demonstram que ele era protegido pelos seres que estavam em contato com Deus. Tudo o que ocorresse ali seria bom para ele. Da mesma forma, se estamos sendo guiados pelo Pai, precisamos nos manter confiantes, porque o Onipotente está no controle.
Quem é desatento às ordens do Senhor, ou deixa de cumpri-las, em algum momento verá que essa atitude foi ruim. Colocar seus planos na frente dos de Deus acarreta fracassos e dores que não estavam programados para você. Portanto, só se importe com o que Ele diz, pois é infinitamente melhor do que as palavras do homem. O Altíssimo confirmou Suas promessas a Jacó. Para quem obedece ao Ide, o Senhor confirmará Sua Palavra.
O Todo-Poderoso cumprirá o que lhe tem revelado. No entanto, é preciso andar pela fé e não por vista, nem dar ouvidos ao homem. No seu relacionamento com Deus, não há lugar para ninguém interferir, mesmo que seja seu cônjuge, seus familiares ou amigos. O Pai celestial declara: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi (Mc 9.7b).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Pai, Cumpridor da Tua Palavra! É de suma importância seguirmos Tuas ordens, para sermos guiados por Ti. Sob Teus cuidados, Teus anjos nos seguirão com a escada armada, a fim de reportarem a Ti tudo o que acontece!
Dá-nos condições para executarmos Teus planos, provando o nosso amor por Ti. Assim, teremos a Ti e Teu Filho amando-nos também. Agora, entendemos como é produtivo sujeitar-nos a Ti, porque não haverá tropeço para os nossos pés!
Depois de ouvir a confirmação da Tua Palavra, como fez Jacó, renovaremos diante de Ti a nossa parte na Nova Aliança, sancionada no sangue de Jesus. Se Tu não tivesses nos resgatado, ainda estaríamos no erro.