Josias, rei de Judá, ao ser usado pelo Senhor, encheu-se de vaidade e decidiu lutar contra o Faraó-Neco, rei do Egito. Porém, o potentado egípcio lhe respondeu que a sua guerra era contra Carquemis, ajuntando-se aos assírios, de quem era vassalo – pagava tributos. Josias não quis ouvir e, desse modo, lutou contra Neco e foi vencido. Judá não era o alvo do exército egípcio, mas o enfraqueceu e o fez perder a batalha para Nabucodonosor, o qual começava a se engrandecer.
Em Megido, Josias foi morto por Neco. Este, ao ver Josias prestes a enfrentá-lo, lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu que fazer contigo, rei de Judá? Quanto a ti, contra ti não venho hoje, senão contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que não te destrua (2 Cr 35.21). Como Josias insistiu, Neco o matou, e o filho do rei de Judá, Joacaz, passou a reinar.
Os cristãos não têm de se alinhar a nenhuma filosofia política. Jesus nos admoestou: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui (Jo 18.36). Segundo o apóstolo Paulo, a nossa guerra não é contra carne e sangue, e sim contra as forças espirituais da maldade nos lugares celestiais (Ef 6.12). Essa é a nossa luta!
Quantas pessoas inventam que Deus lhes ordenou que fizesse isso ou aquilo, e depois fica comprovado que Ele não havia determinado tais coisas. Estando o rei de Judá morto, o povo fez Joacaz rei em lugar do pai, governando por três meses (2 Rs 23.31). Se Josias tivesse permanecido na missão dada a ele, teria cumprido sua chamada até o fim. Fuja dos espinhos que estragam a obra de Deus confiada a você, da qual o mundo precisa muito. A missão da Igreja é salvar com o Senhor, e não com o homem!
Aqueles dias foram de grande perturbação, por causa da vontade de Josias, quando entrou na batalha errada. O imperador do Egito não gostou de ver Joacaz como rei e colocou no lugar dele o seu irmão Eliaquim, que significa Deus estabeleceu. Neco o chamou de Joaquim (na versão RA, Jeoaquim), cujo significado é Deus estabelece. Quanto a Joacaz, foi levado para o Egito (2 Cr 36.4). Os salvos erram por não confiarem no Senhor totalmente. Nós encontramos o Altíssimo quando O buscamos de todo o coração (Jr 29.13).
Neco foi para a batalha contra a cidade de Carquemis, porém foi derrotado. Com isso, o quadro daquela região começou a mudar, pois os babilônicos surgiram como uma grande força. Joaquim, ao ouvir falar deles, tremeu e não buscou a Deus para ser guarda, conforme fez Ezequias, o rei que resistiu a Senaqueribe. Este, anos antes, tentou ocupar Judá, mas um anjo do Senhor foi enviado até o arraial dos assírios e os aniquilou (2 Rs 19.35-37). Com essa derrota, Senaqueribe foi levado à Babilônia junto com sua família.
Esse foi o resultado de Judá se desviar do Senhor e se aproximar dos deuses daquelas nações. O Altíssimo havia ordenado que fossem destruídos, pois os israelitas e os seus filhos jamais poderiam adorar os ídolos do Inferno. Conclusão: a terra ficou assolada, suas cidades foram queimadas, e ninguém habitou nelas. É totalmente errado trocar Deus pelos que não são nada!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do passado, presente e futuro! Quando Tu revelas algo, logo devemos Te atender, pois aquilo ocorrerá como foi profetizado. A Tua presciência é imensurável. Tu conheces o número das estrelas e dos astros!
Judá testemunhou a ira babilônica chegar e acabar com o país, destruindo os muros, o templo e as casas. Assim, o orgulho da nação se findou. Quem é sábio pede orientação a Ti e age conforme Tu dizes. Como Tu falares, assim acontecerá. Nós Te adoramos, ó Deus!
A única certeza do homem é que Tu nunca falhas. As Tuas palavras sobre os acontecimentos vindouros estão sempre corretas. Tu Te mostras pela Palavra, a qual não volta vazia. Pelo Teu poder, tudo é possível!