Josafá quase perdeu a vida por ter se aliado ao rei Acabe, mas, como cria em Deus e Lhe servia, quando se viu perseguido pelos sírios, clamou ao Senhor, e, estes, misteriosamente, deixaram de segui-lo. Jesus advertiu quanto ao perigo de se confiar nos ímpios, pois eles são mais prudentes: E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz (Lc 16.8).
O erro de Josafá é explicado nesta declaração bíblica acerca da prosperidade alcançada por ele: Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância e aparentou-se com Acabe (2 Cr 18.1). Isso tem acontecido com muitos que abandonaram o Senhor ao terem prosperado e, depois, viram o quanto o diabo os enganou. Um dos nomes de Deus é Maravilhoso Conselheiro, por isso vale a pena consultá-Lo em tudo (Is 9.6). Clame, creia e viva!
Ao aparentar-se com Acabe, entregou Jeorão, seu filho sucessor ao trono, a uma mulher que, mais tarde, após ter assumido o reino, matou os outros filhos de Josafá e, quando Jeorão morreu, ordenou a morte dos próprios netos para se manter como rainha. Atalia foi a pior pessoa no trono de Judá, superando sua mãe, a perversa Jezabel. Deus fez a mulher de Joiada, o sacerdote, esconder Joás, neto de Atalia, bem como sua ama, na recâmara (2 Rs 11.1,2; 2 Cr 22.10). Quase inacreditável!
Com essa aproximação, Acabe convidou Josafá, preparou-lhe uma grande festa, e este cedeu ao pedido daquele rei: E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade (2 Cr 18.2). Ore!
Na festa, quando Josafá já estava embriagado com tal honraria e, talvez, cheio de vinho, Acabe perguntou-lhe: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra (2 Cr 18.3). Josafá foi surpreendido, e, sem orar a Deus, disse sim, fazendo promessas que quase lhe custaram a vida.
Josafá, iludido, fez um pedido a Acabe, mas, como a cilada estava montada, este rei o levou até o grupo de 400 falsos profetas. Ao ouvir deles que Acabe seria o vitorioso, Josafá perguntou se não havia profeta de Deus ali. Acabe levou até ele um servo do Senhor, o qual mostrou o erro de Josafá, porém, ainda assim, ele foi para a guerra (2 Cr 18.4ss). Nunca empenhe a sua palavra sem buscar a direção divina. O Altíssimo fala e dirige todas as coisas, basta orar e agir pela fé!
Diante da palavra dos falsos profetas do Reino do Norte, Josafá deveria ter retirado a sua declaração, pois o homem de Deus, Micaías, havia profetizado a verdade – sobre a morte de Acabe -, mas, como o enganado não quis retirar o que disse, foi para o combate. Josafá só não morreu porque pediu ajuda de Deus. Quantos líderes caem no ardil do diabo e destroem o plano divino para a vida deles! Tema o Senhor e jamais aceite nada sem consultar o Pai celestial!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da nossa segurança! Por que o homem gosta de homenagens e de bebida alcoólica, se ela entorpece a mente e o leva a fazer loucuras? Josafá se deixou levar e foi para a guerra. Se ele não tivesse Te clamado, também teria morrido!
Josafá havia se aparentado com a casa de Acabe, algo que jamais deveria ter feito, pois sabia da fama daquela família. Ele deu seu filho em casamento com Atalia, a louca, a qual, mais tarde, mataria todos os seus netos, a fim de assumir o trono de Judá e destruir a nação.
Precisamos de Ti para não empenharmos a nossa honra com quem não Te ama. Que o Teu povo seja iluminado por Ti e nunca acredite na conversa mentirosa de ninguém! Somente em Ti podemos confiar!