As músicas do meio evangélico falam de Deus; já as do mundo falam do amor entre amigos, cônjuges, filhos, além de retratar a natureza e outras situações. Porém, nenhuma das canções seculares trata do amor que devemos ter pelo Nome acima de todos os nomes, o qual nos dá acesso ao Senhor e poder para amarrarmos Satanás e seus demônios que cruzam o nosso caminho ou nos atacam. Parece até que nos esquecemos do Altíssimo.
O salmista queria entoar louvores ao Nome do Senhor, pois, além de ter um motivo justo – ser o Criador de todas as coisas e nosso Redentor –, Ele também nos capacita a vencer as lutas diárias. É estranho ver que ninguém resolveu compor hinos ao glorioso Nome do Onipotente. A partir de agora, tendo sido informados disso, se buscarmos na Fonte de todo bem tal inspiração, seremos atendidos.
O Nome do Senhor nos dá a vitória nas batalhas, fazendo-nos ficar na posição certa e fornecendo-nos as armas corretas, a fim de derrotarmos o reino do mal. O servo de Deus nunca deve tremer nem temer quando Satanás enviar um dos seus demônios. Cresça no entendimento do poder do Nome de Jesus, o Soberano do Universo, sobre as situações adversas e livre-se delas.
Davi sabia o que esse Nome representava. Quando Golias desafiou os exércitos de Israel, Davi fez menção dEle e venceu o grandalhão. Aquela foi uma lição a ser aprendida pelos filhos de Deus que estavam oprimidos e por quem se encontra sob qualquer aflição hoje. Jamais leve a vergonha para casa, mas, usando o Nome de Jesus, faça o adversário se envergonhar. Com Ele em seus lábios, você realizará as obras que Cristo fazia e outras maiores (Jo 14.12).
Jesus disse ao Pai: E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais (Jo 17.26). A igreja ainda aprenderá a se consagrar no estudo da Palavra e oração. Assim, terá condições de ensinar a maior lição aos perdidos. Estes, por não verem o mesmo poder de Deus operando por nosso intermédio, são enganados pelas trevas e não são salvos. Precisamos ter sempre um Salmo novo que honre o Nome do Senhor!
O rei disse que pagaria seus votos de dia em dia. Diante de qualquer problema, Davi orava, saía em direção ao diabo – o chefe da maldade – e o envergonhava. Mais uma vez, digo: é preciso crer e realizar a vontade do Senhor. Então, em um abrir e fechar de olhos, veremos que temos votos a pagar a cada dia e seremos bem-sucedidos quando surgirem as tentações.
Paulo declarou: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7). Infelizmente, muitos estão pedindo a morte, porque não aguentam tanta opressão. Porém, um verdadeiro cristão vai até o fim, conforme o apóstolo, e jamais deve agir como derrotado, pois esse discurso é próprio dos demônios desesperados no Inferno, que pedem ao seu chefe que não provoque os salvos. Se ele fizer isso, Deus entrará em ação e com fogo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Ó Pai! Como temos perdido batalhas, quando deveríamos estar colecionando vitórias! A Tua Palavra será honrada e confirmada por Ti. Por isso, lutamos com toda a fé. Aleluia!
Queremos entoar Salmos a Ti agora, pois já cantamos para as pessoas. Dá-nos boas letras, alegres melodias e capacidade de Te adorar em espírito e em verdade. Que o Teu amor aperfeiçoe o Teu louvor em nós!
Pagar os nossos votos, ainda que sejam muitos, conforme diz o louvor de Davi quando a Tua inspiração estava sobre ele na grande congregação. Todos os dias, glorificaremos o Teu poderoso Nome. Amém!