Gostaria que se possível me esclarecesse algumas dúvidas. 1. Batismo : Toda minha familia é católica. Fui batizada, crismada e casada na igreja católica. Na época da faculdade conheci um monge da igreja Copta-Ortodoxa recém chegado do Egito que estava hospedado no Mosteiro de São Bento dos padres Beneditinos, onde eu fazia faculdade. Eu e meu marido ficamos muito amigos dele e acabamos por frequentar sua igreja posteriormente e lá acabamos sendo batizados novamente. ( Eles adotam o batismo nas águas " numa piscina mergulhando o corpo todo ". Meu marido chegou a se consagrar Diácono da igreja. Por ser uma explicação muito extensa, só para encurtar o assunto, depois de algum tempo deixamos a igreja e nos tornamos evagélicos ( somos até hoje com a graça de Deus)numa reunião especial sobre batismo, falamos com o pastor que já éramos batizados nas águas mas na igreja ortodoxa, como não conhecia sobre a igreja nos aconselhou a nos batizar novamente na evangélica e nos batizamos. Na época éramos da Igreja Universal, hoje somos da igreja da Graça da qual não pretendemos mais mudar, pois creio ter finalmente me encontrado. A minha dúvida é: Estamos em pecado? Pois numa reunião dada recentemente pelo pastor de minha igreja (somos da Graça de Mogi das Cruzes) não é certo se batizar mais de uma vez pelo que entendi. O que o senhor diz? Estamos em pecado? O que devemos fazer para nos consertar com Deus? 2. A mulher quando está menstruada pode participar da santa ceia? Eu tenho participado por que a santa ceia só é dada uma vez por mês e não quero perder,mas li na bíblia ,no antigo testamento que é pecado. O que devo fazer? 3. Por que a igreja da graça só dá a santa ceia uma vez por mês? Eu penso que teria que ser todo domingo. 4. Missionario, me perdoe se vou falar besteira, mas penso que depois da santa ceia, os copinhos onde foram tomados o suco não poderiam ser deixados de qualquer jeito nos bancos da igreja, pois o suco foi consagrado e penso que muitos na igreja não atentam para isso e não dão o devido respeito. O que pensa o senhor? Obrigada pela sua atenção. fique com Deus.
Resposta:
1. O batismo é um só, como ensina a Bíblia (Ef 4.5), mas é preciso ver a que batismo a pessoa se submeteu. Paulo batizou novamente os discípulos que encontrou em Éfeso e, obviamente, com isso não pecou (At 18.25 e 19.1-7). Pelo que você diz, não há porque se preocupar com essa questão.
2. As restrições ao sangue no AT tinham como propósito preservar seu valor expiatório, pois era por meio dele que as pessoas eram perdoadas. Depois da morte do Senhor Jesus, todo o sistema de expiação de pecados foi cancelado, como ensina o livro de Hebreus. Portanto, não há mais nenhuma restrição à mulher menstruada.
3. Cada igreja tem seu sistema em relação à Santa Ceia. Há aquelas que a celebram dominicalmente e as que só o fazem uma única vez ao ano. Ficamos no meio, respeitando, naturalmente, as demais.
4. A Bíblia diz claramente que cada um é responsável diante de Deus por si mesmo, em relação à Santa Ceia (1Co 11.23-30). O suco não tem qualquer poder ou valor espiritual em si mesmo, mas apenas como símbolo concreto do sangue do Senhor Jesus para quem assim dele participa. Por isso, o fato de ficarem os cálices nos bancos não desqualifica ou desonra em nada o vinho da Santa Ceia, muito embora tudo que se faz na Casa de Deus tenha de ser feito com respeito e ordem (1Co 14.40).