ongrace.com

> Missionário Responde

24/12/2010 - Esmola - Comportamento

Enviado por: ngela Maria de Souza Arajo - Minas Gerais

Gostaria de saber como proceder em relação às esmolas. A Palavra de Deus orienta a não negar ajuda ao necessitado, porém sabemos que infelizmente muitas pessoas pedem dinheiro sem necessidade, até mesmo para comprar bebidas alcoólicas, cigarro, etc., e percebe-se que necessitam mesmo é do alimento espiritual - Palavra de Deus. Ou às vezes precisam realmente de ajuda material e a sociedade está cada vez mais insensível a essa necessidade. Como agir, missionário, sem contribuir para a desonestidade e ser sensível à necessidade material das pessoas?

Resposta:
Basta obedecer à Palavra. Em Tiago 2.14-17, temos a orientação necessária para aliar o socorro material à fé. É bom lembrar, também, que socorrer com esmola, qualquer pessoa pode fazer, mas dar o Pão que desceu do Céu, o Senhor Jesus, só Seus seguidores. É claro que devemos ajudar os necessitados, mas com sabedoria. Por exemplo, se percebemos que alguém que nos pede auxílio para usar o dinheiro com drogas, não devemos dar. Se houver dúvida, abençoe o dinheiro em voz alta, repreendendo toda ação demoníaca ou da carne que se valha desse dinheiro. Devemos ter sempre uma palavra ou um folheto evangelístico para dar, e desse modo, não ficar só na ajuda material, mas semear a divina semente. Conheço vários ex-mendigos que saíram das ruas justamente porque alguém lhes deu mais do que esmola; a Palavra que gera vida e vida em abundância.


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração