ongrace.com

> Missionário Responde

08/08/2006 - FESTA JUNINA - Família

Missionário, não é conveniente um cristão ir a festas juninas por ser normalmente idolatria a santos, certo? Porém, caso o cristão vá a alguma dessas festas como deve se portar? Pergunto isso, porque minha família quase toda tem essa tradição, que é dos homens, e inclusive minha esposa e filha de 05 anos gostam de ir, sendo que minha esposa ainda está se fortalecendo na fé ao Senhor Jesus, bem como eu também. Porém, eu tenho o entendimento quanto à inconveniência sobre ir a esses eventos, enquanto eu creio que minha esposa não vê inconveniência alguma.

Resposta:
Esse é um bom exemplo de como devemos agir com sabedoria e bom-senso. A Bíblia diz claramente que nada pode nos afetar espiritualmente, se estivermos em comunhão com o Senhor (Mc 16.18; Lc 10.19; 1Jo 4.4). Portanto, se tiver de ir, não tema ser "contaminado", mas seja sábio em suas atitudes, comporte-se como sal da terra e luz do mundo. As festividades juninas têm peso diferente, dependendo da região. No norte e nordeste, estão extremamente associadas aos santos, mas no sudeste e no sul, são muito mais folclóricas, atraindo as pessoas muito mais por causa da comida típica e das brincadeiras, do que pelo culto aos santos. Aliás, é muito estranho cultuar "santos", declarando que estes "roubam" a noiva um do outro, "na hora de ir pro altar". E, se você tiver oportunidade, diga que se há um lugar que magoa o apóstolo Pedro, é junto da fogueira, pois foi ali que ele falhou mais tristemente em sua vida (Mc 14.67). Com o tempo, seu bom exemplo e sua intercessão, logo seus familiares compreenderão a Palavra e isso não mais será um problema para vocês.


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração