ongrace.com

> Missionário Responde

01/07/2005 - ministerios de Deus. - Dúvidas Bíblicas

Missionário, gostaria de entender a passagem Ef: 4,11, porque algumas pessoas dizem que as igrejas de Jesus têm que ter os cincos ministérios descritos que são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, pois só assim as igrejas chegaram a unidade na fé e no aperfeiçoamento dos santos. então porque as denominações não tem esses minsitérios? Que o senhor Jesus te abençoe cada vez mais.

Resposta:
Segundo o mesmo livro, Efésios, capítulo 2, verso 20, a Igreja está edificada sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, com Cristo sendo a pedra angular, ou seja, aquela que dá "amarração" à estrutura. Dito de outra forma, a doutrina ou o ensino da Igreja é sempre o dos apóstolos e profetas (bíblicos) e os ministérios existem para tornar esse ensinamento efetivo na vida de cada membro. Ninguém vai criar doutrina nova, mas apenas pregar, ensinar e aplicar a mensagem que os apóstolos e profetas dos tempos bíblicos trouxeram e que são, como já disse, a base, o alicerce da igreja. Não se pode confundir os ministérios de Efésios 4 (e de outras passagens) com a nomenclatura de cargos eclesiásticos usados hoje. Penso que ninguém em sã consciência diria que os apóstolos e profetas das denominações de hoje estão em pé de igualdade com os apóstolos e profetas que estabeleceram a sã doutrina na Bíblia, não é mesmo? Assim, os atuais apóstolos são líderes ou fundadores de suas denominações e os profetas, exortadores do povo de Deus. Já os evangelistas, pastores e mestres são hoje, como nos tempos de Paulo, os que ministram a Palavra e a tornam eficaz na vida dos membros do Corpo de Cristo por meio do Seu ensino.


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração