ongrace.com

> Missionário Responde

20/11/2004 - O nome de Deus Jeová -

Missionário, gostaria de saber porque em algumas traduções da bilblía retiraram o nome JEOVÁ e coloram somente Deus ou Senhor. Porque alguns pastores não falam o nome de Deus que é um nome tão lindo Jeová. Em Êxodos capítulo 6 versículos 2 e 3 e capítulo 3 versículo 15 fala o nome de Deus, conforme confirmei na minha biblía. Eu assisto o Curso Fé todos os dias e o Senhor fala o nome de Deus Jeová no ínicio do Curso. Será que muitas pessoas não falam o nome de Deus, por confundirem com a Igreja das Testemunhas de Jeová, que também é uma igreja boa que leva a palavra de Deus para as pessoas. Obrigada, Aguardo Resposta

Resposta:
O verdadeiro Nome de Deus, em português, seria "Eu Sou" (Êx 3.13-14), que é a tradução do tetragrama sagrado, ou seja, as quatro letras em hebraico que compõem o Nome de Deus. Ocorre que para não correr o risco de quebrar o terceiro mandamento, os judeus JAMAIS pronunciam em voz alta o Nome de Deus. Como medida preventiva, trocavam as vogais do tetragrama pelas da palavra Adonai, que significa "Senhor". Assim, quando alguém fosse ler o texto sagrado, quando chegasse ao Nome de Deus, se estivesse atento, leria "Adonai" (Senhor) e se estivesse distraido, leria "Jeová", que é o resultado da junção das vogais trocadas com as consoantes originais. Desse modo, não cometeria pecado, pois em nenhum caso pronunciou o Nome de Deus. Nas edições mais antigas da Bíblia, ainda aparece o nome Jeová, mas isso foi corrigido de tal modo que, onde aparece o tetragrama sagrado (cuja pronúncia correta ninguém sabe, mas crê-se que seja Iavé), lemos SENHOR, com todas as letras em maiúsculas.


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração