ongrace.com

> Missionário Responde

24/09/2007 - Perder a salvação e extinguir o Espírito - Dúvidas Bíblicas

Eu sempre tive duas dúvidas. 1) Pode alguem perder a salvação? porque em Lucas 13:6-9 diz que se não se produz frutos a figueira é cortada. Mas ao mesmo tempo Jesus diz: "aquele que vier a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". 2) A outra dúvida, Paulo diz em 1Ts 5:19 diz para que não extiguemos o Espírito, mas o Espírito quando vem não fica pra sempre?

Resposta:
Temos de diferenciar a atitude do Senhor Deus, da atitude da pessoa humana. No que depende do Senhor, a salvação é eterna, mas nem sempre o homem deseja continuar na Verdade, não é? Então, aquele que vai a Jesus, Ele, de fato, jamais lança fora, mas a própria pessoa pode desistir do Evangelho. É por isso que o Senhor Jesus declarou que é preciso perseverar até o fim para ser salvo (Mc 13.13; Ap 2.10). O mesmo se dá quanto ao Espírito Santo, pois Ele é Deus e, pela vontade dEle, jamais deixaria a pessoa que crê. No entanto, pode acontecer dessa pessoa desistir de crer, passando a viver de modo totalmente avesso ao ensino das Escrituras. Aí, não pela vontade do Senhor, mas pela do homem, o Espírito é apagado na vida dela. Portanto, o importante é manter-se sempre firme e fiel na Palavra de Deus, em oração e louvor, caminhando em direção à vida eterna com o Senhor. Quando as provações e tentações vêm, essa comunhão dá força e capacidade à pessoa que enfrentá-las e ser mais que vencedora (Rm 8.35-39).


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração