ongrace.com

> Missionário Responde

01/09/2006 - traduções de Marcos 11:24 - Família

Ao ler diversas traduções da bíblia, em Marcos 11:24, observei que as diferenças existentes entre as traduções causam um pouco de dúvida. Veja os exemplos abaixo: exemplo 1 - "Por isso, voz digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. (Almeida Revista e Atualizada). exemplo 2 - "Por isso voz digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-ei. (Almeida Fiel e Corrigida). exemplo 3 - "Por isso, voz digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-los_ei. (Almeida Revista e Corrigida). exemplo 4 - "Por isso eu afirmo a vocês: quando voces orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. (Tradução nos dias de hoje). Vejo grande difernça entre o exemplo 3 e 4. O exemplo 3 expressa a idéia de que devemos crer que iremos receber algo no futuro. O exemplo 2 expressa a idéia de que estamos recebendo algo agora, no presente, neste instante. Os exemplos 1 e 4 expressam a idéia de que já recebemos algo que pedimos, já temos algo que pedimos, idéia de passado. Gostaria de ter os seguintes esclarecimentos: 1 - qual é o real sentido deste versiculo: crer que já recebemos, crer que estamos recebendo, ou crer que iremos receber ? 2 - existe alguma limitação em nosso idioma para a tradução do termo original ? 3 - qual das traduções acima é a mais correta ?

Resposta:
Não sou expert em grego, mas sei que o Senhor Jesus ensinou que, ao orarmos, devemos crer que nosso pedido foi aceito nos Céus e que a resposta virá. O exemplo 1 e 2 que você citou dizem a mesma coisa (note o "será" da versão Atualizada), isto é, que a bênção virá, embora no Reino dos Céus, não exista passado ou futuro, pois a Eternidade é o eterno agora. Essa, talvez, seja a dificuldade das versões, pois para Deus só existe o agora, mas para nós há o presente, o passado e o futuro. O que importa, na verdade, é crermos nas promessas da Palavra e ficarmos firmes nelas até que se concretizem em nossa vida. Isso é fé.


PERGUNTAS RECENTES

> Pedido de oração

Pedido de oração