ongrace.com

> Notícias

Novembro Azul: a campanha está chegando ao fim, mas a prevenção deve continuar

28/11/2022


Prevenir o câncer de próstata tem de estar nas listas de prioridades entre o público masculino

Durante o mês de novembro, a campanha contra o câncer de próstata alerta para o perigo da doença que está entre os tipos mais comuns entre os homens e é a causa de 28,6% dos óbitos na população masculina.

A doença é bastante comum e tem um percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início, por isso são extremamente importantes os cuidados e a prevenção.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Então, quando os sinais começam a aparecer, costuma-se estar em estágio avançado.

Fatores de risco

Alguns homens apresentam fatores de risco para a doença. Segundo o Ministério da Saúde são eles: histórico familiar de câncer de próstata pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade. 

Prevenção

A indicação para o início da prevenção periódica com um urologista é para homens a partir dos 45 anos de idade, que apresentem fatores de risco, e 50 anos, para aqueles que não apresentam nenhum dos fatores, realizando basicamente dois exames:

Exame de toque: permite palpar as partes posteriores e laterais da próstata e deve ser feito com regularidade.

PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata

 

Por: Thamires Lopes

 

> Outras Notícias

Ongrace.com • O site do povo de Deus.