ongrace.com

> Notícias

População mundial atingiu 8 bilhões em 2022

01/12/2022


Imagem: Freepik

Saiba quais são os impactos mundiais com o aumento populacional

O mundo atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes no dia 15 de novembro, segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU). O aumento populacional levou apenas 11 anos para avançar de 7 bilhões para a marca atual, e os números não param por aí. A cada ano, a taxa de natalidade mundial só aumenta e se estima que atingiremos a marca de 10,4 bilhões até 2086, quando a ONU acredita que a população pare de crescer.

Pelas previsões da ONU, oito países serão responsáveis por mais da metade do crescimento global até 2050, onde chegaremos à marca de 9,7 bilhões de habitantes. São eles; República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia. Em contrapartida, 61 países ou regiões devem ter uma diminuição de 1% ou mais da sua população de 2022 a 2050.

A estimativa para o Brasil, que tinha a quinta maior população mundial em 1990 (149 milhões de pessoas), ocupando atualmente o sétimo lugar no ranking (215 milhões), é ocupar o oitavo lugar com a marca de 231 milhões de brasileiros em 2050.

Impactos mundiais com o aumento da população

Com o aumento da população mundial, os impactos no planeta estão cada vez maiores. O consumo desenfreado de recursos naturais sem planos efetivos de contenção, por exemplo, é preocupante, o que pode gerar diretamente o aumento da fome nos países mais pobres.

O assunto foi discutido no sétimo dia da 27° Conferência Climática da ONU (COP27). As ocupações realizadas, nessa ocasião, focaram em discutir o problema do abastecimento e da fome nos países. As sessões e iniciativas apresentadas ponderaram acerca de caminhos para a adaptação da agricultura para produzir e distribuir alimentos para 8 bilhões de pessoas sem desviar das questões climáticas.

Durante a conferência, o posicionamento do Brasil foi relacionar o combate às mudanças climáticas com a promoção de uma agropecuária que não desmate, recupere terras degradadas e explore todo o seu potencial, garantindo, assim, o fornecimento de alimentos e atuando no combate à fome.

Mais de 37 milhões de pessoas enfrentaram a fome depois de 4 secas consecutivas no continente africano, inundações afetaram drasticamente as principais regiões agrícolas no Paquistão, enquanto foi registrado um aumento de temperatura nos Estados Unidos e na Europa.

Segundo o site G1, a cada ano, um ser humano consome em média 43kg de carne, 560 mil litros de água, produz 280kg de lixo e 4,5 toneladas de CO2 (queima de combustível fóssil). A fim de manter os hábitos atuais de consumo, seria necessário 1,75 planeta como o nosso, ou talvez ter uma população de 4,75 bilhões de pessoas.

As medidas que buscam diminuir o impacto ambiental estão em planos sustentáveis de urbanismo, agricultura, pecuária, energia e construções. Assim como redução no consumo de carne, uso de energia renovável e recuperação de áreas florestais.

A Palavra de Deus entre as nações

Esse novo marco na densidade demográfica global reforça ainda mais a necessidade de pregarmos o Evangelho, conforme Jesus ordenou a todos os povos e em todas as regiões da Terra (Mc 16.15). Não podemos ignorar o fato de que boa parte desses bilhões de seres humanos, nossos semelhantes, nunca ouviram absolutamente nada a respeito de Jesus. E nós, como Igreja do Senhor, não podemos ficar de braços cruzados diante de tal realidade. É pensando nisso, na salvação de tais pessoas, que o Missionário R. R. Soares empreende esforços e recursos em obras evangelísticas, seja pela TV — por meio do Show da Fé, o qual é traduzido para vários países — ou pela Internet —, no Instagram, Youtube, Facebook, por Aplicativo, pelos Portais etc. Manter todo esse trabalho em funcionamento não seria possível não fosse a colaboração dos patrocinadores: pessoas as quais Deus chama e capacita a serem mantenedoras da obra de evangelização mundial. Se você sente o desejo de ver outros conhecerem o verdadeiro Deus e serem salvos, torne-se um braço deste ministério, torne-se um patrocinador! Para saber mais a respeito desta missão, acesse o Boletim Certeza da Vitória.

multidão
Missionário R.R Soares pregando o evangelho

Por: Thamires Lopes

 

 

> Outras Notícias

Ongrace.com • O site do povo de Deus.