Satanás é um bravateiro, que não consegue cumprir suas declarações, pois é mentiroso. Jesus o definiu como o pai da mentira, visto que nunca se firmou na Verdade nem se firmará (Jo 8.44). A palavra do maligno jamais se realizará, a menos que o cristão se encha de medo e abra a porta para ele. Sendo assim, resista ao diabo, e ele fugirá de você (Tg 4.7b). Deus é fiel sempre!
Adão e Eva, o primeiro casal, não agiram bem. Eles deixaram de acreditar no Senhor e se aventuraram a crer na sugestão do mentiroso. Por causa disso, perderam o privilégio de andar com o Criador, caíram em desgraça e fizeram a humanidade padecer por estar separada do Altíssimo. Isso não serve de desculpa para justificar nossos erros e sofrimentos; afinal, Jesus veio a este mundo, enfrentou o diabo e o despiu da autoridade que havia roubado de nós. Portanto, somos os reais vencedores!
É preciso vigiar para não cair na conversa do adversário, que, dia e noite, anda pelo mundo enganando quem lhe dá ouvidos. Não atenda à sua voz nem tenha medo de repreendê-lo, porque o desejo dele é levar seus seguidores à perdição eterna. Porém, a pessoa que considera as Escrituras nunca tropeçará nos obstáculos postos pelo inimigo.
O Senhor não força ninguém a crer em Sua Palavra. Por ser a Verdade, as pessoas logo sabem que Ele é o único Deus. O diabo nada vale, mas tenta se passar por bom, mas logo é desmascarado. Basta querer conhecer a Verdade para compreender quem está errado. Por outro lado, não há como encontrar erro no Senhor, porque Ele é perfeito!
Deus nos desafia a provar e ver que Ele é bom, convida-nos a examiná-Lo e constatar que Ele é o melhor. Quem quiser conhecê-Lo verá, pelas respostas às suas orações, que Ele é abençoador. Quando você precisar de libertação, cura ou outra bênção, clame a Ele, o qual lhe responderá.
Em vez de Elias de brigar com os profetas de Baal, deixou-os, por horas, pedir socorro àquela divindade. No entanto, o falso deus nem se atreveu a mandar fogo, porque, diante da glória de Deus, não conseguia enganar. O cristão faz o maligno ficar impotente para cumprir suas ameaças. Vemos a luz pela Palavra; portanto, nunca se deixe enganar: Deus é a Verdade!
Viva na presença do Todo-Poderoso e veja que Ele sempre cumpre Suas promessas com a prontidão necessária. Bastou Elias restaurar o altar de Deus, que o fogo do Céu caiu e queimou as ofertas que lá estavam. O povo gritou que só o Senhor é Deus!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares